Equipamentos hospitalares são doados pela família de médico

O desejo de dias melhores na saúde pública é geral. Neste sentido, o combate à pandemia do novo coronavírus tem recebido o apoio da comunidade toledana. Vários equipamentos já foram recebidos e outros já foram prometidos. O mais comovente é que algumas pessoas são tão dispostas a ajudar, que pensam nisto até após a sua morte. 

É o caso do médico Ronald Niculitcheff. Ele trabalhou na Prefeitura de Toledo por 31 anos e entre os locais que atuou estão o Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital) e na Unidade Básica de Saúde do distrito de Vila Nova. Aposentado desde abril de 2018, veio a falecer aos 73 anos de idade no dia 05 deste mês de março. 

O médico já havia manifestado aos familiares que pretendia doar os equipamentos usados em seu hospital no distrito de Vila Nova após sua morte. Nesta segunda-feira (16), o desejo de Ronald foi atendido e a missão de salvar vidas permaneceu eternizada para além do compromisso de seu juramento. A Secretaria de Saúde recebeu 2 camas hospitalares, 2 macas, 3 comadres, 6 suportes para soro, 5 escadinhas, 1 suporte para tirar sangue, 3 suportes para saco de lixo, 3 mesinhas, tesouras, pinças e alicates. 

“Trabalhei 35 anos com ele, tinha um coração super generoso, não existe uma queixa contrária. Depois que a esposa faleceu me disse da doação dos equipamentos. Não tenho palavras para expressar a boa pessoa que ele era”, relatou Vera Lúcia, representando a família no momento da entrega dos equipamentos.  

Em virtude do tempo em que os materiais se encontravam em depósito, o próximo passo é a higienização e revitalização de todos os itens, para posterior destinação aos locais adequados.

Outras iniciativas

Entre várias outras iniciativas da comunidade, o município já recebeu dois respiradores da Primato, dois respiradores da Sicredi, 10 máscaras de oxigênio para ventilação não invasiva da Fiasul, e pilhas da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). 

Além destas doações, cooperativas e empresas já manifestaram o desejo de doar 23 bombas de infusão (Sicoob, Igreja Evangélica Livre, Bortolotto e Imobiliária Ativa) e R$ 15 mil da Associação Médica de Toledo para as ações contra a Covid-19.

Da Prefeitura de Toledo-PR