Equipe de Parabadminton da Ação Social apresenta projeto visando Paris 2024

19

Uma equipe do Projeto de Parabadminton da Ação Social São Vicente de Paulo se reuniu com o prefeito Beto Lunitti, nesta quarta-feira (20) em seu gabinete no Paço Municipal, juntamente com a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa. A equipe esportiva estava composta pelos paratletas Leonardo Zuffo e Breno Johann, o técnico Valdecir Anacleto Barbosa e o professor Alisson Vasconcelos. O objetivo foi apresentar ao prefeito um projeto de ciclo esportivo de Parabadminton, que deverá iniciar em 2022, no qual os paratletas pretendem treinar visando à Paralimpíada de 2024.

O Projeto de Parabadminton da Ação Social, coordenado pela irmã Luiza Menin, funciona em parceria com a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, que custeia o transporte das equipes, taxas de arbitragem, de competição e despesas relacionadas a viagens, enquanto outros custos são arcados pela própria Ação Social São Vicente de Paulo.

Para a secretária, Marli, essa é uma parceria que vem dando certo, e representa a ênfase que o atual governo dá a todas as modalidades esportivas no Município. “O esporte, para a pessoa com deficiência, tem uma importância gigantesca, e é um direito deles terem a atividade esportiva direcionada com um profissional em todas as categorias, seja na iniciação esportiva ou no alto rendimento, que é o caso do parabadminton”, explica.

“A Prefeitura, juntamente com instituições, preparam atletas para as futuras olimpíadas. Por isso, a Ação Social e também outras entidades que cuidam de crianças e adolescentes, precisam da participação das pessoas que pagam imposto de renda, que deixem esse recurso às entidades daqui de Toledo através da Campanha Legal”, destacou o prefeito Beto Lunitti.

Os paratletas – Leonardo e Breno são de Toledo, têm 19 anos de idade e iniciaram no parabadminton há mais de dez anos com a treinadora Aline Strapasson. Também foram treinados pelo professor Fábio Bento, e há um ano estão treinando na Ação Social São Vicente de Paulo.

Leonardo ressalta que seu primeiro contato com o esporte foi “amor à primeira peteca”, em alusão ao material utilizado na prática da modalidade. “Desde que eu peguei na peteca e na raquete não consegui largar até hoje. A gente começou mais como uma inclusão na sociedade para as pessoas com necessidades especiais, e começamos a evoluir até um nível paralímpico. Passamos para o alto rendimento, treinamentos diários e periodização, e agora o nosso objetivo é Paris 2024”, disse.

Breno sofreu um acidente em 2009, que resultou na amputação da perna esquerda. Já foi campeão em duplas no Panamericano junto com Leonardo Zuffo, campeão em outras competições nacionais, e prata e bronze em internacionais. “Depois do acidente conheci a professora Aline Strapasson, pela qual sou muito grato. Ela me apresentou o esporte e insistiu para que eu continuasse praticando. A partir disso eu me apaixonei pelo esporte e sempre continuei treinando”, finaliza Breno.

Da Prefeitura de Toledo-PR