Escritor brasileiro ministra minicurso sobre literatura negro-brasileira na Flit

0 10

Jeferson Tenório é um escritor brasileiro, doutor em teoria literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e ele abrilhantou a programação da 1ª Festa Literária de Toledo. No município, ele ministrou o minicurso “Literatura negro-brasileira: a busca por outras narrativas sobre o Brasil”.

A partir da subjetividade de negras e negros, de suas vivências e de seu ponto de vista que se tecem as narrativas e poemas assim classificados. A literatura negra surge como uma expressão direta da subjetividade negra.

De acordo com Tenório, a sociedade precisa abordar ou analisar a importância da literatura produzida por autores negros ou negras. “Eu fiz uma retomada histórica da própria literatura, pois muitos autores foram excluídos da literatura em um determinado momento”.

O escritor explica que a literatura produzida por pessoas negras possui experiências, as quais ajudam a contar a história do Brasil, por meio da ficção e, principalmente, a história das mulheres negras. “Isso amplia a nossa visão do que é literatura”.

Tenório complementa que a Festa Literária é importante para a cidade, pois as discussões acompanham as pautas atuais. “Falamos muito de literatura e a cidade somente ganha. A minha avaliação é que está sendo um evento importante para a cidade e também para o Brasil”.

CONTO – Tenório participou do 19º Concurso de contos Paulo Leminski, em Toledo e ficou entre os dez selecionados com o conto ‘Cavalos Não Choram’. Mais tarde, esse conto se transformou no romance ‘O Beijo na Parede’.

“A minha carreira literária começa com a publicação desse conto, no município. Foi algo que me incentivou e achei que poderia escrever por meio do reconhecimento. Retorno a Toledo com três romances publicados. É gratificante retornar para o município que de certa maneira é o local que iniciou a minha carreira literária”, destaca o escritor.

O romance ‘O Beijo na Parede’, de acordo com Tenório, se torna um best-seller e 80 mil exemplares são distribuídos para todas as escolas. “É a história de um menino que perde os pais muito cedo. O pai comete suicídio e a única propriedade é o cavalo, o qual é vendido para quitar as dívidas do pai e para a família ter o que comer”.

O ESCRITOR – O romance de estreia ‘O beijo na parede’ foi publicado em 2013, sendo eleito Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Jeferson Tenório divide seu tempo entre o ensino, a pesquisa e a literatura. Além dos romances, tem textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para inglês e espanhol, além de ser o escritor anfitrião da FestiPoa Literária de 2019. Conquistou premiações de relevo, entre elas: Menção honrosa no 19º Concurso de contos Paulo Leminski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; 15º Concurso Poemas no ônibus e 3º Concurso Poemas no trem, da Prefeitura de Porto Alegre.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário