Estudantes de Toledo são selecionados para a maior Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

5

Alunos do Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre participam da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Os estudantes conquistaram um feito inédito e cinco trabalhos científicos foram selecionados para a final da 20ª edição do evento nas áreas de Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

De acordo com a coordenadora do Clube de Ciências Jovem Cientistas do Jardim, Dioneia Schauren, a Febrace é uma das principais feiras desta área do Brasil. “Geralmente, ela credencia nove pesquisas para representar o País em uma Feira Mundial. O Clube de Ciências de Toledo concorre com 500 trabalhos”.

Dioneia explica que participar da Febrace é estar dentro de uma infinidade de possibilidades e oportunidades de crescimento. “Ela é umas das feiras que abre portas aos estudantes, essa é a referência da Febrace para quem produz pesquisa”, comenta a coordenadora do Clube ao recordar que a chance em participar desta Feira é pequena, porque ela diversifica a seleção de cada trabalho no País. “Os responsáveis pela Feira não classificam trabalhos do mesmo lugar, e sim, busca ter participantes de todos os estados”.

Os pesquisadores do Clube de Ciências conquistaram três credenciais em outras feiras ao conquistar primeiros lugares. “As duas últimas vagas foram conquistadas pela pré-seleção da Feira e, por isso, estamos com cinco trabalhos na Febrace. Neste momento, os estudantes se preparam para as apresentações. São 500 trabalhos; deste total, 70 serão selecionados para o evento presencial”, menciona Dioneia.

A FEIRA – A Febrace acontece entre os dias 21 e 25 de março de 2022. Nesse período, serão realizadas, simultaneamente, a Mostra Virtual de todos os projetos finalistas e a Mostra Presencial de até 70 projetos de destaque. A apresentação presencial ocorrerá no campus da Universidade de São Paulo (USP), na Capital. O formato híbrido da feira está condicionado às orientações das autoridades sanitárias em relação à Covid-19 vigentes em março do próximo ano.

Durante as mostras virtual e presencial, serão avaliados os trabalhos de destaque e identificados os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria. Os premiados recebem troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas oferecem prêmios, como estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em feiras nacionais e internacionais.

Entre os prêmios mais cobiçados estão as credenciais para estudantes de nove projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), com previsão de ser realizada em maio de 2022, nos Estados Unidos.

DEDICAÇÃO – Dioneia enfatiza que o Clube de Ciências é premiado anualmente e cada reconhecimento em feira é o retorno da dedicação de cada aluno. As temáticas dos trabalhos dos jovens cientistas seguem uma linha de pesquisa. Por exemplo: o aluno desenvolveu a fase um, dois, três e em cada etapa ele aprimorou o conhecimento. Alguns trabalhos já estão na fase cinco. “O estudante tem o objetivo de melhorar ou aprimorar a sua pesquisa. Ele muda as técnicas ou os testes e investe em novos resultados”. Agricultura orgânica, preservação ambiental ou melhorias em plantas são alguns dos temas finalistas para a Febrace.

“Os nossos estudantes são encantados por suas pesquisas e eles desenvolvem cada trabalho com dedicação e paixão. Mesmo diante da quarentena, esses alunos não pararam e se dedicaram ‘horas e horas’. Às vezes todo mundo estava em casa, de folga, curtindo um feriado ou em férias e eles continuaram cuidando de seus projetos ou escrevendo relatórios. A classificação é mérito de cada estudante”.

PESQUISAS FINALISTAS

– AVALIAÇÃO DO CARVÃO ATIVADO NA NEUTRALIZAÇÃO DE QUÍMICOS EM COLMEIAS DE MELÍPONAS QUADRIFASCIATA (MQQ)

Isabelle Wunsch dos Reis, Dionéia Schauren (Orientador)

– AVALIAÇÃO DO EFEITO DE EXTRATOS NO DESENVOLVIMENTO IN VITRO, ACLIMATAÇÃO E APLICAÇÃO IN VIVO NO APERFEIÇOAMENTO DO MEIO DE CULTURA DIO E CRESCIMENTO FISIOLÓGICO DE DIFERENTES ESPÉCIES DE ORQUÍDEAS – FASE IV

Rafaela Furlanetto Liberali, Dionéia Schauren (Orientador)

– AVALIAÇÃO DO EFEITO DO BIOFILME COMESTÍVEL A BASE DE PLÂNCTONS E/OU DIFERENTES AMIDOS ASSOCIADO OU NÃO A REFRIGERAÇÃO NA CONSERVAÇÃO DE VEGETAIS DE CONSUMO IN NATURA – FASE III

Gabrieli Monique Campos, Dionéia Schauren (Orientador)

– USO DE CALDAS ORGÂNICAS NO CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS EM PRODUÇÕES AGRÍCOLAS – FASE V

Kétlyn Victoria Turetta, Dionéia Schauren (Orientador)

– USO DE EXTRATOS VEGETAIS A BASE DE HOVENIA DULCIS UMA ALTERNATIVA SUSTENTAVEL EM DIFERENTES CULTIVOS – FASE II

Alisson Rodrigo Klauck, Dionéia Schauren (Orientador)

Da Redação

TOLEDO