‘Eu Quero Comer Chocolate’: obra retrata o propósito e o equilíbrio para a vida

Dedicação, desafios, superação e inovação marcam a vida de Edivan Todescatto; ele que é presidente e Fundador do Grupo Difere. Na noite de quinta-feira (26), Todescatto deu mais um passo importante em sua vida: o lançamento da obra “Eu Quero Comer Chocolate”. A biografia de quem teve propósito e equilíbrio para conquistar os seus sonhos. Um homem com uma vasta experiência e exemplo a ser seguido.

O livro vai inspirar muitas pessoas e a obra é uma maneira de retribuir para a vida o quanto tem sido bondosa com ele, essa é a afirmação do autor ao garantir que felicidade não é riqueza ou sucesso. A felicidade é ter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Todescatto nasceu no município de Pato Branco e viveu a sua infância em Vitorino. Vindo de uma família simples, desde criança sempre procurou estabelecer objetivos para as suas decisões. Aos 18 anos, ele já ministrava palestras. É formado em Engenharia Agrícola de Ciências Agrárias, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Com a pesquisa, Todescatto inovou na área de pulverização agrícola ao elaborar um método inédito de aplicação de defensivos agrícolas com baixo volume de calda, que chega a promover economia de até 60% de água.

Presidente de um dos grupos mais conhecidos no Brasil. O grupo Difere começou as suas atividades no Paraguai, em 2009 e no Brasil, em 2011. A matriz está localizada em Toledo e o grupo tem 13 filiais no País. O grupo Difere desenvolve tecnologias voltadas para a agricultura, tanto na parte de pulverização, como na proteção e produção das culturas. “Nós queremos levar tecnologia sustentável e passamos a atuar no ramo de nutrição e proteção das plantas para reduzir o uso do agrotóxico”.

Alguns meses, Todescatto decidiu que era preciso compartilhar sua história e experiências com outras pessoas. Por isso, ele decidiu escrever o livro. “Cheguei em um momento de minha vida que parecia me faltar algo. Deus me mostrou que agora é o momento de resgatar e impactar vidas. Depois de ministrar muitas palestras, criei o Conceito Diamond. Em dezembro, ele será lançado em Foz do Iguaçu e Toledo. O objetivo é lapidar pessoas e construir destinos. Mas antes, o lançamento da biografia da minha vida”.

PROPÓSITOS – O presidente do grupo Difere define-se como uma pessoa simples e afirma que não é alguém a ser seguido. “Desde criança sempre tive propósito. Sempre procurei compreender o motivo de estar na Terra. Entendi que sem o equilíbrio físico e o espiritual não chegaria em nenhum lugar. Hoje o meu propósito é apresentar a minha vida para as pessoas. O Todescatto não vem de ‘berço de ouro’. Não teve bons exemplos a seguir, mas se determinou desde criança a vencer”.

Desde criança, Todescatto sempre fazia cobranças para si ou se desafiava. “Eu acreditava que poderia chegar. Ao invés de invejar os meus colegas que possuíam condições melhores; eu os parabenizava e pensava que tinha condição de chegar. Como? Naquele tempo, eu não sabia”.

O fundador do grupo Difere revela que muitas pessoas o perguntam: “Qual o caminho para a riqueza? E eu questiono o que é riqueza para você? O que é sucesso para ti? As pessoas vivem a vida dos outros ou daquelas que possuem um case de sucesso. Mas, ninguém pensa que quem chegou ao sucesso teve um propósito de vida”.

Todescatto destaca que para chegar ao sucesso é preciso responder a pergunta ‘Quem é você?’, criar autoconfiança e autoresponsabilidade. “Todo mundo tem dois propósitos: pessoal e profissional. Cheguei no ápice da minha profissional e ainda tenho muitos sonhos para a empresa. Podemos difundir novas técnicas, pois o mundo precisa de uma agricultura sustentável.

CONCEITO – Na vida pessoa, o propósito de Todescatto é contar a sua história de vida que possa ajudar as pessoas a buscarem uma direção. Além da sua biografia, ele vai lançar o conceito Diamond. “O diamante é bíblico. Todas as pessoas para Deus são uma pedra bruta, porém dentro delas se escondem uma joia preciosa e única para isso é preciso se lapidar. Muitos querem ser diamantes, mas poucos querem ser lapidados”.

De acordo com o presidente do grupo Difere, não considera-se um coach ou mentor. “Sou uma pessoa simples com uma história de vida que pode ajudar alguém a criar uma direção. Eu não prometo a mudança; posso apresentar estratégias para você mudar”. Ele cita três estratégias: conheça-se, desafia-se e supera-se. Sucesso é ter uma vida plena e se realizar. Sucesso é ser feliz. Dinheiro ou riqueza não são sucessos. É preciso ser feliz; ser grato pela vida; buscar a vida plena; cuidar do corpo e da mente”.

Eu Quero Comer Chocolate

O autor do livro afirma que deseja colaborar com outras vidas a sua experiência – Foto: Franciele Mota

O livro de Todescatto recebe esse nome, porque o autor é apaixonado por chocolate. Mas, em 2019, recebeu a informação de sua nutricionista que não poderia mais apreciá-lo por um determinado período. “Eu expliquei que queria viver e não sobreviver e eu iria comer chocolate. Ao escrever a minha biografia e como busco apresentar a minha história de vida e, principalmente, que tudo deve ter um propósito e equilíbrio na vida em todos os aspectos. Neste dia, compreendi que o propósito e o equilíbrio seriam fundamentais para a minha saúde naquele momento. Porém, eu teria que viver”.

Da redação