Evento no Teatro Municipal encerra atividades do Junho Violeta em Toledo

0 4

O Teatro Municipal foi palco, na manhã do último sábado (18), de evento que marcou o encerramento das ações do “Junho Violeta” em Toledo. Instituído pela Lei Estadual nº 20.252/2020 em todo o Paraná, o “Mês de Conscientização e Prevenção Contra a Violência à Pessoa Idosa” foi marcado por atividades de caráter informativo promovidas pelas Secretarias de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) e de Esportes e Lazer (Smel) em vários pontos da cidade.

O término do cronograma contou com a palestra “Abordagem dos tipos de violência contra a pessoa idosa” com o promotor da 3ª Promotoria da comarca local do Ministério Público, José Carlos Mendes Filho; orientações da Guarda Municipal sobre os cuidados que a “turma da melhor idade” precisa ter no trânsito; apresentação artística; e distribuição de folder informativo e lanches aos presentes. Junto ao laço de cor violeta, este material impresso também foi distribuído, na última quarta-feira (15), Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, em vários pontos da cidade (Paço Municipal, Câmara Municipal, terminais do transporte coletivo urbano [Centro e Pioneiro], Terminal Rodoviário, PAM e UPA).

Nesta data, a SMDH, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), o Departamento de Comunicação (Decom) e a Unidade Central de Produção de Alimentos (UCPA), promoveu momentos especiais – com roda de conversa, apresentações artísticas, distribuição de folders e café preparado pela Cozinha Social – na Associação Promocional e Assistencial de Toledo (APA/Lar dos Idosos) e no Lar de Idosos Irmãos Dentzer. A ação foi repetida na sexta-feira (17) no Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) do Coopagro (para moradores do Recanto Feliz – parceria com a Secretaria do Planejamento, Habitação e Urbanismo) e na Hospedagem Assistida Villa do Sol.

Foto: Prefeitura de Toledo

Para promover estas atividades, a SMDH contou também com o apoio das secretarias municipais da Cultura, de Segurança e Mobilidade Urbana, de Saúde, de Assistência Social e da Educação, Conselho da Comunidade da Comarca de Toledo, Certis, Sicredi, Núcleo de Prevenção de Violência (NPV), Instituto de Gastroenterologia de Toledo (Igast), Pulsares Clínica de Cardiologia, Ever Formaturas e Viação Sorriso de Toledo. “Vivemos momentos que marcaram a história de muitas pessoas, sobretudo aquelas que vivem em instituições de longa permanência de idosos, para quem oferecemos um pouco de arte e emoção. Neste evento no Teatro Municipal reforçamos nossa convicção de que a terceira idade precisa de muitos cuidados e nós, enquanto poder público, estamos à disposição deste público”, assegura a titular da pasta, Jennifer Thays Chagas Teixeira. “Ficamos felizes com o envolvimento dos idosos nestas atividades, as quais representaram uma ocasião importante para tocarmos em assuntos que ainda não havíamos tido a oportunidade de abordar. A partir desse engajamento poderemos ter mais eficiência nas ações intersetoriais que a administração municipal planeja realizar nos próximos meses, como a Renadi, Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, um projeto piloto em que Toledo foi selecionada”, comenta.

Esportes e Lazer

No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Smel também promoveu atividades físicas e recreativas no Clube Toledão. Participaram do evento membros de grupos de terceira idade que integram o programa Idoso em Movimento.

Recém-nomeado como secretário de Esportes e Lazer, Eudes Luiz Dallanol, destaca o caráter de confraternização do evento. “Foi um evento no qual ocorreram vários reencontros de pessoas que estavam sem se ver desde o começo da pandemia. Este sentimento se fez presente nas dinâmicas que nossa equipe coordenou, um momento em que a terceira idade movimentou o corpo, cuidou da saúde e saiu com as energias revigoradas para as atividades destinadas a este público que já constam no planejamento da pasta”, salienta.

Da Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário