Executivo indica Valdir Eckstein para receber Medalha Willy Barth

4

Em conformidade com o que dispõe o § 1º do artigo 4º da Lei “R” nº 65, de 1º de agosto de 2017, o Executivo Municipal indicou para receber a Medalha ‘Willy Barth’ o empresário e cidadão nato de Toledo, Valdir Antonio Eckstein, em reconhecimento pelos serviços prestados à coletividade e por sua contribuição para o desenvolvimento do Município de Toledo.

Valdir foi o responsável pela implantação do projeto “Lacre Amigo e Tampinha Amiga da Família Rotária de Toledo” que, desde o seu lançamento, já recolheu mais de 120 toneladas de lacres de alumínio e tampinhas plásticas, resultando na aquisição de mais de 200 cadeiras de rodas e aproximadamente 40 cadeiras de banho, 40 andadores e 25 pares de muletas destinadas às pessoas mais necessitadas. 

O prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt realizaram uma vídeo chamada para comunicar o homenageado pela escolha realizada. Na ocasião, Beto disse que Valdir expandiu de forma honrada e positiva o nome do município para outras regiões.

“Fiquei muito surpreso, nunca imaginava ser homenageado pelo poder público por esse projeto iniciado lá atrás em 2015. Foi a surpresa mais agradável da minha vida, muito inesperada. O Beto me ligou e pediu pra ligar o vídeo, minhas pernas tremeram, fiquei emocionado de coração. Minha mãe, minha família e meus amigos ficaram super felizes também”, exaltou Eckstein ao afirmar que não vai se “envaidecer” e que continuará a mesma pessoa que sempre foi.

A semente plantada por Valdir Eckstein em Toledo gerou bons frutos entre seus pares, não só no município, mas em toda a região. Vários municípios, como Cascavel, Santa Helena, Vera Cruz do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão, Pato Branco e Guaraniaçu também seguiram o exemplo. A maioria recolhe lacres e tampinhas e converte em cadeiras de rodas, mas alguns compram fraldas ou alimentos aos necessitados. 

Em Toledo, a rede de apoio ao projeto passa de 500 pontos de arrecadação (escolas, igrejas, clubes de serviço, panificadoras, açougues, restaurantes, escritórios, entre outros). São vários os olhares de cuidado, um deles é não recolher as latinhas de alumínio, pois várias famílias dependem da comercialização desses materiais. A venda das tampinhas também acontece no próprio município, para fazer os recursos circularem internamente. Além disso, ainda existe o impacto ambiental do projeto ao evitar que esse acúmulo de resíduos vá parar em bueiros, rios ou acumular no Aterro Municipal. 

Honraria

O § 2° da Lei “R” nº 65/2017 diz que a Medalha Willy Barth “será concedida a pessoas físicas que tenham contribuído para o desenvolvimento do Município ou se destacado nas ações de integração social, de mobilização popular, de combate às desigualdades ou de outras formas de expressão que contribuíram para a promoção da nossa gente”. A entrega da honraria será durante as comemorações de aniversário do município e deve acontecer na Câmara de Vereadores de Toledo, a qual irá apreciar também a indicação do Executivo.

Da Prefeitura de Toledo-PR