Executivo Municipal entrega proposta da LDO na Câmara

6

A proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2022 foi entregue ao Poder Legislativo no início da tarde desta sexta-feira (11). O documento foi repassado pelo prefeito Beto Lunitti e recebido pelo presidente da Casa, Leoclides Bisognin, e pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos, Josimar Polasso. A cerimônia aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de Toledo e contou com a presença de diversos parlamentares, assessores, gestores e outras lideranças. 

A LDO é o elo entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A sua principal função é selecionar, dentre as ações previstas no PPA, aquelas que terão prioridade na execução do orçamento do ano seguinte. As ações e metas para 2022 foram extraídas do Plano Plurianual, que contém as propostas de toda sociedade organizada do Município (associações de moradores, grupos de idosos, sindicatos, APMs de escolas, clubes de serviço, conselhos, etc.).

O prefeito Beto Lunitti disse ao entregar o documento que ali constam as ações as quais espera estar em consonância com essa Casa de Leis e com os interesses da sociedade. “O Poder Executivo tem interesse sempre em fazer o melhor pela nossa sociedade e por meio dos debates desta Casa que isso se tornará possível”, salientou. 

Beto citou alguns projetos que estão tramitando na Câmara de Vereadores e lembrou que a atual Administração está cumprindo o orçamento definido pela gestão passada. Lunitti aproveitou para enaltecer os esforços de todos os profissionais de saúde, que “estão se doando ao máximo até que se consiga a cura para o vírus [coronavírus]. Nós não estamos medindo esforços para salvar vidas”, frisou Beto ao afirmar que os números divulgados são verdadeiros e que o Executivo não vai politizar a pandemia. “Não vamos entrar nessa rota, nossa missão é salvar vidas”, reafirmou. 

Ao receber a LDO, o presidente do Legislativo, encaminhou para a Comissão de Finanças e Orçamentos e disse que dará celeridade ao projeto. “Nós vamos analisar, discutir e entregar a LDO, o PPA e a LOA tudo em tempo hábil”, afirmou Bisognin. 

A Lei Orçamentária Anual (LOA) válida para o próximo ano, está dividida em 11 eixos: administração geral; recursos humanos e cultura; desenvolvimento humano; educação; esportes e lazer; agronegócio, inovação, turismo e desenvolvimento econômico; desenvolvimento ambiental e saneamento; infraestrutura urbana, rural e serviços públicos; saúde; segurança e trânsito; e assistência social.

A LDO foi apresentada à população em Audiência Pública realizada no último dia 02 de junho e está disponível para consulta no canal do governo municipal no You Tube

Da Prefeitura de Toledo-PR