Executivo sanciona lei que institui o programa “Pequeno Cientista” em Toledo

0 97

Com a presença de várias lideranças políticas, educacionais e comunitárias, o prefeito Beto Lunitti e a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, sancionaram, na tarde desta terça-feira (21), nas dependências da Escola Municipal Alberto Santos Dumont, a Lei nº 2.690/2023, que institui o “Pequeno Cientista”.  O programa tem por finalidade a concessão de apoio financeiro a estudantes e professores/orientadores vinculados às redes municipal e estadual, visando à apresentação de trabalhos científicos em eventos regionais, estaduais, nacionais e internacionais de ensino, pesquisa ou extensão. 

De acordo com a secretária da Educação, este incentivo visa tornar ainda mais ativa a participação dos estudantes toledanos nos meios acadêmico e científico, incentivando a pesquisa, valorizando talentos, e contribuindo para o avanço da ciência e o desenvolvimento de soluções e tecnologias. “Os benefícios e critérios de participação serão detalhados em regulamentação específica a ser editada pela Secretaria da Educação do Município”, informa a titular da pasta.

O apoio financeiro incluirá custeio de despesas como taxas de inscrição, locomoção, hospedagem e alimentação. Para participar do programa, estudantes da rede municipal e estadual, alunos e professores vinculados ao Laboratório de Ciências da escola de origem, e participantes do Clube de Ciências “Cientistas do Jardim”, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, devem ter trabalhos selecionados para apresentação em eventos acadêmicos científicos. 

A concessão do apoio financeiro será baseada na disponibilidade de recursos no orçamento da Secretaria da Educação, na natureza e relevância do evento em relação à formação dos estudantes e professores, e no cumprimento dos requisitos estabelecidos no regulamento do Programa. “Esta lei é motivada no protagonismo que Toledo desempenha perante o Brasil. A partir de agora,  nossas crianças e adolescentes terão apoio para viagens e excursões em feiras de ciências regionais, nacionais e até internacionais. Este programa se junta a outros programas que tratam a educação pelo prisma da inclusão, da libertação e do encantamento com vistas à promoção de um desenvolvimento socioeconomicamente equilibrado”, salienta o chefe do Executivo Municipal – o Legislativo foi representado no ato pelos vereadores Beto Scain e Gabriel Baierle.

Da Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário