Expectativa se mantém positiva na safra de trigo

0 7

Enquanto o milho safrinha é colhido, as lavouras de trigo na Regional de Toledo estão 100% semeadas. O clima seco da estação é favorável para o grão, uma cultura tipicamente de inverno e que tolera baixas temperaturas. Sua matéria prima é destinada a moinhos para produção de farinha.

Segundo Relatório Semanal do Departamento de Economia Rural (Deral) de Condições de tempo e cultivo, referente aos dias 12 a 18 de julho, em todo o estado o plantio do trigo também foi finalizado. Do total da área plantada – 1.166.080 hectares – 95% apresentam boas condições e 5% situação média.

O relatório ainda traz a informação de que 71% das lavouras de trigo estão em fase de desenvolvimento vegetativo, 23% em floração, 4% em frutificação e 2% em germinação.

Na Regional de Toledo, a situação é semelhante. Com uma área de 24.500 hectares semeados de trigo, a projeção é produzir 74.725 toneladas na safra. O técnico do Deral Paulo Oliva explica que em relação as fases da cultura, nesta semana 90% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo e 10% em floração. “Tivemos um pouco de umidade o que favorece a cultura e as condições que estão são normais”, comenta.

Oliva enfatiza que as expectativas para essa safra de trigo são positivas e que os produtores têm realizado os tratos culturais para a cultura. “Vamos ver como se comporta o clima até o final das safra. Se o clima colaborar podemos ter uma safra de trigo dentro da expectativa, por isso temos que aguardar até o final da cultura”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário