Filosofia e pandemia é tema de Semana Acadêmica de Filosofia

Filosofia e pandemia: problematizar o hoje e reinventar o amanhã. Este é o tema da Semana Acadêmica de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo. A 24ª edição – que iniciou ontem (7) – segue até está sexta-feira (9).

As semanas acadêmicas trabalham temas que envolvam a educação e, principalmente, o ensino de filosofia no Ensino Médio e, com isso, levar graduandos, professores e participantes externos, como professores da rede estadual de ensino, à reflexão sobre estratégias de ensino e de temas a serem abordados no Ensino Médio.

Coordenada pelo professor. Dr. Atílio Pires da Silveira e subcoordenada pela professora Drª Nelsi Kistemacher Welter, o evento é considerado importante para a vida do curso, pois nele os estudantes, além de participarem ativamente da organização da Semana, apresentam publicamente o resultado de seus estudos e pesquisas.

Nelsi explica que o curso abordou a temática ‘Filosofia na Pandemia’ no ano passado e diversas áreas foram abordadas. “Nesta edição é pertinente realizar a discussão sintonizada com o que está acontecendo hoje. Nós queremos propor a análise para os problemas que aflingem os apontamentos e os caminhos”.

Ela complementa que a filosofia se debruça em problematizar as questões do presente para apontar modos, o envolvimento e os percursos que possam ser traçados pela humanidade no futuro.

PROGRAMAÇÃO – Por ser um ano ainda com a pandemia da Covid-19, a programação da Semana Acadêmica é via internet. Quatro professores são os convidados para proferir as conferências.

Durante o evento, acontece uma oficina de ensino e a apresentação oral de 60 trabalhos de acadêmicos e pesquisadores da Unioeste e de outras instituições do país. Após o evento, as conferências e as comunicações serão publicadas como livro em formato e-book, que será colocado à disposição de forma gratuita na internet para difusão do conhecimento filosófico e áreas afins. A temática do evento escolhida pelos acadêmicos trata da “Filosofia da Pandemia”.

Todos os interessados estão convidados para participarem das atividades nesses três dias de evento. Para tanto basta entrar na página do evento e fazer a inscrição: https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/xxivsaf.

Segue a programação

08/07/2021 – quinta-feira

Manhã – Horário: 8h às 12h

Mesas Temáticas de Comunicações Orais:

Tarde – Horário: 14h às 17h

Oficina: “Ensino de filosofia na educação básica: da teoria à prática”

Prof. Me. Maurício Santos da Luz

Noite: Horário: 19h às 23h

Mesas Temáticas de Comunicações Orais

09/07/2021 – sexta-feira

Manhã – Início: 8h

Conferência: “A mercantilização da educação no Brasil: conteúdos e formas”

Conferencista: Prof.ª Dr.ª Simone Sandri (UNIOESTE/Cascavel)

Debatedoras: Profª Mª. Bruna Barbosa Retameiro (UNIOESTE/Toledo – FUNET/Toledo) e Profª Mª. Rosane Terezinha Felipe (UNIOESTE/Toledo – PREMEN/Toledo)

Noite – Início: 19h

Conferência: “As Pensadoras como experiência de um cânone feminista”

Conferencista: Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia Fraga Machado (UEA)

Após a conferência da Profª Drª Rita de Cássia, será feito o Lançamento da obra As Pensadoras – Vol. 1. Ela abre o catálogo da Editora As Pensadoras reunindo nove artigos produzidos por mulheres intelectuais que contemplam aspectos do pensamento de Hannah Arendt, Adriana Cavarero, Seyla Benhabib, Margaret Cavendish, Simone de Beauvoir, Angela Davis, María Lugones, Silvia Rivera Cusicanqui e Lélia Gonzalez. Também contará com apresentação assinada pela filósofa e coordenadora da Escola, Rita Machado.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria