Flexibilização de máscaras em Toledo seguirá protocolo do Estado

0 11

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) completou dois anos na última sexta-feira (11). Durante este período o mundo viu o sobe e desce das curvas de casos e óbitos, as variantes da doença, o advento das vacinas e a cada redução de casos a renovação da esperança do fim deste cenário.

Em todo o mundo, a pandemia acumula quase 450 milhões de casos e mais de seis milhões de mortes, além de dez bilhões de doses de vacinas aplicadas e 4,3 bilhões de pessoas com duas doses ou dose única, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o boletim epidemiológico divulgado no último domingo (13), o município de Toledo contabiliza 42.962 casos confirmados e 496 óbitos desde o início da pandemia. Já são mais de 114 mil pessoas com a segunda dose e dose única da vacina.

O município viveu momentos críticos nesses dois anos com a sobrecarga do sistema de saúde com grande demanda no atendimento no Pronto Atendimento Municipal Dr Jorge Milton Nunes (PAM/Mini-hospital) e superlotação de leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O cenário atual é mais favorável, segundo a secretária da Saúde Gabriela Almeida Kucharski.

“A última semana epidemiológica foi a melhor do ano de 2022, com o menor número de novos casos de coronavírus registrados desde o início do ano. Também identificados a menor gravidade dos casos, redução de internações hospitalares em enfermarias e em UTIs, menor letalidade, principalmente em virtude da ampla cobertura de vacinação em Toledo”.

RETORNO – Com a redução dos casos e dos atendimentos aos pacientes sintomáticos respiratórios, as Unidades Sentinelas do Panorama e do Cosmos que estavam atuando como referência, retornaram à sua vocação enquanto Unidade Básica de Saúde (UBS). A secretária complementa que a pasta caminha para uma reorganização do PAM para também retornar a sua vocação inicial de atendimento.

“Em relação ao PAM notamos uma redução no número de atendimentos de pacientes suspeitos de coronavírus; tivemos em março uma média de 138 atendimentos/dia, e desses aproximadamente 33% foram pacientes que se enquadravam no sistema como paciente sintomático respiratório suspeito para coronavírus. Além disso, temos observado também uma redução nas notificações de forma geral inclusive da rede complementar e suplementar de saúde dos casos suspeitos de coronavírus”, pontua.

MÁSCARAS – A redução dos casos e de internamento também motiva muitos gestores a flexibilizar o uso da máscara. Diversas cidades brasileiras já adotaram novos protocolos de proteção contra a Covid-19 liberando o uso de máscaras em locais abertos, por exemplo.

A secretária da Saúde de Toledo esclarece que o município aguarda um posicionamento do Governo do Estado sobre a não obrigatoriedade do uso das máscaras. “Sabemos que alguns encaminhamentos já foram feitos nesse sentido de tornar a máscara facultativa, principalmente, em ambientes abertos, e estamos aguardando esse posicionamento oficial do Estado, como sempre adotamos essa postura”.

CUIDADOS – Enquanto isso, Gabriela enfatiza que os cuidados básicos para evitar a proliferação do coronavírus nunca são demais. “Nós temos também outros vírus que estão circulando e inclusive a Influenza hoje é uma preocupação principalmente a letalidade dela é maior que a do coronavírus. Por isso que os cuidados básicos com álcool em gel, lavagem de mãos e ambientes bem ventilados devem sempre ser observados independente estarmos em um período pandêmico ou não. Eles devem ser mantido porque o coronavírus não vai deixar de existir e além dele, há outras doenças de transmissão respiratória”.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário