Formação profissional da Guarda Municipal de Toledo conclui 1ª turma

1

Um importante capítulo dos 27 anos de história da Guarda Municipal de Toledo foi escrito na tarde desta quinta-feira (29). Foi concluída, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, a primeira etapa do curso de formação profissional, que envolveu 42 agentes da corporação.

Desde março eles participaram da capacitação, que teve carga horária total de 500 horas distribuídas em sete módulos: Conhecimentos Jurídicos (86 horas/aula), Legislação Especial (80), Conjunto para a Prática da Cidadania (28), Guarda Municipal e a Gestão Integrada de Segurança Pública (72), Comunicação e Gerenciamento da Informação (30), e Técnicas e Procedimentos Operacionais (204). As aulas teóricas ocorreram no próprio centro de eventos e as práticas foram no Parque Frei Alceu e no Centro de Artes Marciais.

O conteúdo da capacitação é baseado em projeto pedagógico elaborado em conjunto com o Núcleo de Ensino do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e baseado na Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Entre os objetivos do curso estão a formação profissional/funcional e a capacitação técnica dos agentes para o pronto atendimento da população em situações, por exemplo, de perturbação do sossego, agressão a vulneráveis (mulher, idoso, pessoas com deficiência etc), ocorrências de trânsito, intervenções em espaços públicos e privados, e promoção de segurança aos munícipes em geral.

O prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt prestigiaram o evento e destacaram a importância de Toledo manter qualificada a Guarda Municipal. “Esse curso tornará ainda melhor o atendimento prestado pela corporação aos nossos cidadãos, que precisam se reconhecer nesta farda azul e isso, felizmente, está acontecendo. Da nossa parte, estamos trabalhando para dar todas as condições para os agentes terem condições de trabalho e segurança e, nesse sentido, vamos atuar ‘ombro a ombro’”, assegura Beto. “Desde o começo do ano tenho a oportunidade de ser vice e ajudar nosso prefeito a promover melhorias que almejei em meus três mandatos como vereador, tais como a tolerância de 15 minutos do Estar [Estacionamento Regulamentado] e a questão da utilização de radares móveis. Com as mudanças que esta gestão está fazendo, a Guarda Municipal está se tornando cada vez mais respeitada e isso se vê na redução de críticas ao trabalho dos agentes nas redes sociais. Reforço que queremos trabalhar em conjunto e, com a colaboração de vocês, faremos a diferença. Todos por Toledo!”, salienta Ademar.

O secretário de Segurança e Trânsito e comandante da Guarda Municipal, Arthur de Rodrigues Almeida, parabenizou os formandos e exaltou o empenho dos agentes. “Quero agradecer, de coração, o empenho de todos. Conto com vocês para fazermos um trabalho da maneira que a população precisa e ela sabe como reconhecer todo nosso esforço em oferecer um atendimento com ainda mais qualidade”, pontua o secretário.

Os certificados de conclusão da primeira turma, emitidos pela Polícia Militar do Paraná, chegarão aos formandos nos próximos dias. As aulas do segundo grupo, com 40 agentes, iniciam-se as aulas na próxima segunda-feira (2/8).

Da Prefeitura de Toledo-PR