Frio afasta doadores e provoca queda no estoque do Banco de Sangue

0 24

O frio intenso tem afastado os doadores da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), Banco de Sangue de Toledo. O estoque da Unidade está baixo para garantir o abastecimento dos hospitais da 20ª Regional de Saúde de Toledo. Apesar da facilidade no agendamento, muitos doadores não têm cumprido o compromisso o que compromete os trabalhos na Unidade.

A responsável técnica do setor de Distribuição de Hemocomponentes do Banco de Sangue, Eloise Strazzi, comenta que o local tem registrado uma média de cinco doadores faltosos por dia. “São pessoas que agendaram um horário para fazer a doação, não comparecem e não desmarcam o horário para que outra pessoa possa utilizar aquele espaço”.

Além das faltas, Eloise cita outro problema que ocasionou a baixa no estoque de sangue. “Os hospitais, nessa época do ano, estão com muitos casos graves de dengue e, por conta disso, o consumo de hemocomponentes como concentrado de hemácias e plaquetas aumentou”, complementa.

BAIXA – A responsável técnica explica que uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas através do fracionamento da bolsa de sangue total em concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado. Estes hemocomponentes são utilizados para transfusão sanguínea. Os grupos sanguíneos mais conhecidos são do tipo A, B, O ou AB e do sistema Rh(D). Há uma maior prevalência dos grupos O e A e menor do grupo AB, assim como o grupo Rh(D) negativo é mais difícil de se encontrar na população em geral.

Atualmente, o Banco de Sangue de Toledo enfrenta dificuldades com os tipos sanguíneos A negativo e O negativo e positivo. “E o estoque baixo não é uma dificuldade só em Toledo. Outras unidades do Hemepar também enfrentam problemas nessa época do ano. Por isso, é importante a população se conscientizar sobre a doação de sangue, cumprir com o agendamento, porque esse é o único Banco de Sangue que atende a 20ª Regional de Saúde de Toledo com 21 unidades hospitalares”.

AGENDAMENTO – A doação de sangue na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) é realizada mediante agendamento pela internet através do site https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue. A página traz todos os caminhos para concluir o cadastro e escolher o dia e o horário para a doação. Com o sistema virtual, o atendimento se tornou mais prático e continua com mesma quantidade de vagas por dia, ou seja, 45 coletas. Além do agendamento individual é possível agendar para grupos de empresas, clubes de serviços e igrejas.

O processo de doação de sangue leva cerca de 40 minutos entre cadastro, triagem médica, a coleta e o lanche servido na saída. A utilização de máscara é obrigatória dentro das dependências do Banco de Sangue. Mais informações sobre o agendamento podem ser obtidas através do telefone (45) 3379 1993.

“É muito importante que a população se comprometa com a doação de sangue, com o seu dia e horário agendado porque uma doação pode salvar vidas. Se não for possível comparecer, o cidadão pode avisar o Banco de Sangue para abrir a vaga para outro doador. Precisamos repor o estoque de sangue”, finaliza Eloise.

Doação de sangue

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (a novidade é que adolescentes entre 16 e 17 não precisam mais estar acompanhados dos pais ou responsável, basta ter uma autorização assinada pelo tutor e no ato da doação ter um adulto responsável legal acompanhando. Acima de 60 anos só se já for doador); ter peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Homens podem doar a cada 60 dias e até quatro vezes em um ano. Já as mulheres, a cada 90 dias e até três vezes em um ano.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário