Handebol: toledano é convocado para ser técnico da seleção sub-16 do PR

0 15

O toledano Mauro José Ansolin, carinhosamente chamado de “Pato”, foi convocado para comandar a equipe que representará o Paraná no Campeonato Brasileiro de Seleções de Handebol Feminino da categoria cadete (sub-16). Com sede ainda por definir, a etapa regional do certame será realizada entre 16 e 19 de junho e a fase final, no Rio de Janeiro, ocorrerá entre 2 e 6 de agosto.

Realizada na última quinta-feira (17), o documento de convocação tem a assinatura do presidente da Liga de Handebol do Paraná (LHPR), Roberto Ferreira Niero. “Pato” terá ao seu lado a auxiliar técnica Leonilda Aparecida da Silva (Santo Antônio do Sudoeste), o preparador físico Cezar Luiz Burda (Curitiba), o treinador de goleiros Ueslei de Oliveira Silva (Francisco Alves), e o supervisor Newton Trindade Junior (Cianorte).

Após quase dez anos ausente do calendário anual, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHB) volta a promover o nacional de seleções, competição na qual o técnico toledano já foi campeão em três oportunidades. “São 33 anos treinando equipes que representam nosso município em vários campeonatos, um trabalho bem construído, com apoio significativo da Smel [Secretaria Municipal de Esportes e Lazer]. Com isso, os resultados aparecem e as convocações também”, pontua.

Desde 1987, quando ainda cursava Educação Física e passou a treinar as equipes das escolinhas, “Pato” dedica-se ao handebol toledano, sendo atualmente o técnico das seleções femininas de Toledo. “O professor Rodrigo Lazzaretti, o ‘Polenta’ é meu auxiliar nestas equipes. No masculino, a situação se inverte: eu sou o auxiliar e o técnico é ele, que também é convocado frequentemente para seleções paranaenses”, salienta. “Quero deixar aqui meu ‘muito obrigado’ ao Rodrigo e aos profissionais da  imprensa, que ajudam na divulgação das nossas atividades e contribuem para que o handebol seja tão apreciado pelo público toledano”, agradece.

Na família Ansolin, o gosto pelo handebol transcende as gerações. Alana, Isabella e Gabriel – os três filhos que “Pato” tem com Alice Maria Araldi Ansolin, técnica de vôlei de Toledo – são jogadores profissionais da modalidade, com destaque para a filha do meio, que já foi eleita, em 2015, a melhor jogadora de handebol universitário do mundo, após integrar o elenco que trouxe o título do campeonato mundial da categoria para o Brasil. “Ela já jogou com a camisa da seleção brasileira em todas as categorias, do infantil ao adulto. Ela, no momento, está sem contrato, mas depois de resolver algumas questões pessoais, pretende retomar a carreira e jogando em alto nível”, relata o pai.

Da Prefeitura de Toledo-PR

Deixe um comentário