Hoesp planeja substituição do gerador de energia

7

Uma instituição hospitalar demanda uma grande equipe de profissionais, insumos e equipamentos. A assistência é prestada de forma contínua, 24 horas por dia, por equipe multidisciplinar especializada. Em Toledo, a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora do Hospital Bom Jesus, é uma das instituições de atendimento hospitalar referência na 20ª Regional de Saúde (RS).

A instituição que atende os 18 municípios da região, também conta com a Ala Covid-19 e durante a pandemia tem recebido pacientes transferidos de outras Regionais da MacroOeste. Atualmente, a Hoesp conta com 24 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da Covid-19 e todos estavam ocupados na manhã da última quinta-feira (20), realidade que se repetiu nos últimos 12 meses.

MANOBRA – Com grande demanda no atendimento, o gerador do Hospital trabalha quase no limite. A superintendente da Hoesp Zulnei Bordin explica que o gerador está em funcionamento, mas quando o clima está muito quente e todos os aparelhos de ares condicionados são ligados, o gerador não tem capacidade para atender toda a demanda do hospital.

“Isso devido a abertura da Unidade Covid-19 que conta com muitos equipamentos ligados ao mesmo tempo. Neste caso, se ocorrer queda de energia, as equipes desligam os aparelhos de ares condicionados dos quartos para o gerador atender os equipamentos de assistência do hospital”, comenta.

PRECAUÇÃO – Zulnei salienta que neste período de pandemia não foi necessário realizar essa manobra em toda a instituição. “Não houve nenhuma queda de energia, mas por orientação de profissional técnico, estamos com esta rotina formulada”, complementa a superintendente.

A Hoesp conta atualmente com um gerador de 360 KVA, porém a instituição pretende substituí-lo por um de 500 KVA, com orçamento aproximado de R$ 180 mil. Será necessário fazer a substituição porque o espaço não comporta dois geradores. “Estamos com várias solicitações, mas ainda nada confirmado”, finaliza Zulnei.

Da Redação

TOLEDO