Hoesp prepara inauguração da Casa de Parto Normal

0 60

A Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora Hospital Bom Jesus, inicia os preparativos para o funcionamento da Casa de Parto Normal. A pandemia adiou a inauguração do local que já estava finalizado. Com a necessidade de ampliar os atendimentos e abrir novos leitos específicos para pacientes com Covid-19, o espaço foi adaptado e utilizado pelos profissionais até o dia 31 de dezembro do ano passado, quando foi desativada a Ala Covid.

Desde então começaram os trabalhos para adequar o espaço para o atendimento às gestantes. A superintendente da Hoesp Zulnei Bordin explica que o espaço recebe obras de reparos, como correções de parede.

E nesta sexta-feira (28), o Rotary Club de Toledo Integração fará a entrega de equipamentos para a Casa de Parto Normal, entre eles: banheira de imersão, poltrona de amamentação, cardiotocógrafo, berço aquecido, monitor cardíaco multiparamétrico de sinais vitais, oxímetro de pulso com sensor neo natal, mesa de cabeceira com mesa de refeição acoplada, detector fetal, entre outros.

Os equipamentos foram adquiridos por meio do Projeto Global da Fundação Rotária, uma parceria entre o Rotary Club de Toledo Integração, o Distrito 4640 de Rotary e o Rotary Club de Mar Del Plata (Argentina). O investimento total para a aquisição dos equipamentos foi de 30 mil dólares.

“Há a necessidade do espaço reformado devido a grande demanda de obstetrícia. A Ala Maternidade já é um espaço pequeno e não comporta mais. Como a Hoesp é referência no atendimento, agora poderemos proporcionar mais espaço e conforto as pacientes e aos profissionais”, comenta Zulnei.

INAUGURAÇÃO – A superintendente recorda que a Casa de Parto Normal estava prevista para ser inaugurada no dia 28 de fevereiro de 2020. Porém, na época houve um pedido do Estado, da 20ª Regional de Saúde e do Município de Toledo para destinar o espaço para atendimento dos pacientes com Covid-19. Com a preparação do espaço e com os novos equipamentos, a inauguração da Casa de Parto Normal está marcada para o dia 4 de fevereiro.

“Durante a pandemia as gestantes continuaram sendo atendidas na Ala da Maternidade. Com a inauguração do novo espaço, as pacientes dos 18 municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo serão atendidas na Casa de Parto Normal com uma estrutura completa para o parto natural humanizado. É um alívio fazer essa transferência e ativa esse espaço”.

PEDIATRIA – Além da Casa de Parto Normal, a Hoesp também está estruturando o setor de Pediatria que também estava sendo utilizado pela Ala Covid. O espaço necessita de reformas, como correção de parede, troca de telhado, troca de azulejo, entre outros trabalhos. Zulnei enfatiza que será necessário publicar um novo edital para a obra e que o setor ainda não tem data para inauguração.

A superintendente esclarece que, com a abertura da Casa de Parto Normal e a preparação do setor de Pediatria, a Hoesp não dispõe de leitos exclusivos para atendimento Covid-19. Os pacientes que necessitam deste atendimento são encaminhados para outros hospitais da 20ª RS e outras Regionais.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário