Nova sede do Hospital Bom Jesus é prioridade da Hoesp para 2024

0 205

Da Redação

TOLEDO

Na noite de terça-feira (26), a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) reuniu seus conselheiros de administração, fiscais e representantes de instituições de classe para a Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas de 2023. Na reunião, também foi apresentado o planejamento de ações para 2024. A Hoesp é a mantenedora do Hospital Bom Jesus, referência para atendimentos de urgência e emergência da 20ª Regional de Saúde de Toledo através do Sistema Único de Saúde (SUS). A Regional é composta por 18 municípios, totalizando uma média 418 mil pessoas.

A superintendente da Hoesp Zulnei Bordin afirma que o ano de 2023 foi bastante difícil, principalmente na parte de recursos. “As emendas parlamentares recebidas no ano passado eram ainda de 2022, quando nós não tínhamos representantes políticos na região”, frisou Zulnei. Ainda de acordo com ela, apesar disso 2023 foi um ano de muitas conquistas. “A Hoesp iniciou os procedimentos de hemodinâmica e aumentou as cirurgias eletivas. Nós também trouxemos o projeto linhas de emergência. Além disso, tivemos um aumento significativo no número de internações no SUS”, destacou.

Sobre a média de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Zulnei informou que o número está acima do ideal, porque a maioria é paciente com quadro grave de trauma. “Mas, estamos realizando o atendimento diante de nossa disponibilidade”.

Na ocasião, a superintendente da Hoesp reforçou a importância do apoio da sociedade para a manutenção do Hospital Bom Jesus. “A população sempre contribui muito com a instituição, como com a doações de alimentos, entre outros. E, com a representação dos deputados na região aumentam as emendas e assim que elas chegarem ao nosso caixa serão importantes, pois garantem a continuidade da assistência gratuita e de qualidade para a comunidade”.

FUTURO – Dentro do plano de ação para este ano, o grande sonho é o começo da construção da nova sede da unidade hospitalar, próximo ao campus da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), campus Toledo. Zulnei informou que o projeto está finalizado e foi apresentado à Secretaria de Estado da Saúde. “A parte de arquitetura está na Sesa para uma avaliação prévia. Tão logo saia essa avaliação será remarcada a reunião com Itaipu e Secretaria Estadual de Saúde para decidir sobre os aportes de recursos e, posteriormente, iniciar a obra”. Também de acordo com Zulnei, não é possível estabelecer um prazo porque agora depende da avaliação técnica da Sesa.

DEFESA – O vereador Professor Oséias Soares participou da Assembleia e disse que tem acompanhado a realidade da Hoesp, pois mantém um diálogo com os membros da diretoria. “Eles nos apresentavam os dados da Hoesp, os quais mostram que a região depende do SUS e o maior hospital da região é o Bom Jesus. Esse é um bom argumento para defendermos a instituição”, disse Oséias.

Outra questão pontuada pelo vereador está relacionada a Casa Parto. “Onde tem um setor na região para isso? O Hospital Bom Jesus também é referência neste atendimento”.

O vereador citou ainda que muito se fala sobre o Hospital Bom Jesus no sentido de tentar isolá-lo da realidade. “Nós precisamos trazer a Hoesp para o debate, mostrando a importância que é para a cidade e para a região. A Assembleia foi uma clareza maior para mim. Algumas cidades dependem 90% do Bom Jesus, inclusive cidades vizinhas nossas e que tem hospitais. Isso precisa ficar claro para a sociedade”, finalizou.

IMPORTÂNCIA – O presidente do Conselho de Administração da Hoesp, doutor Claudio Tomuo Hayashi fez questão de agradecer ao apoio de todos dos conselhos e das instituições para a manutenção do Hospital Bom Jesus e frisou que “o que fazemos aqui faz a diferença na vida de milhares de pessoas todos os anos que dependem do atendimento gratuito em saúde pública. O trabalho de todos é de extrema importância”, resumiu ele.

Deixe um comentário