Homenagem aos pioneiros será a primeira ação da Secretaria de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura elaborou uma pré-agenda de eventos para 2021. No dia 27 de março comemora-se o Dia do Pioneiro, conforme a Lei 2321, de 2 de junho de 2020 e a equipe da Cultura já se reúne para formatar a homenagem para os primeiros desbravadores de Toledo.

A secretária de Cultura Rosselane Giordani explica que a gestão anterior realizou processo licitatório para o evento, em 2020. Mas, a pandemia do novo coronavírus levou o Governo Municipal a cancelar a homenagem.

O cenário epidemiológico da Covid-19, em Toledo, ainda é preocupante. Por isso, a equipe da Cultura estuda uma maneira de promover a homenagem aos pioneiros em 2021. “Estamos formatando uma ação que será no modelo remoto. Os encontros ou os almoços devem retornar no próximo ano quando esperamos que a situação da pandemia seja controlada”.

Rosselane complementa que a Secretaria mantém o diálogo com a Saúde para seguir os protocolos sanitários. “Nós queremos oferecer ações culturais aos pioneiros, mas também devemos seguir as orientações para evitar a proliferação ou o contágio do novo coronavírus”.

O local e o modelo para a homenagem ainda está em processo de definição. A secretária pontua que irá primar pela garantia da segurança e da saúde aos homenageados e aos servidores. Rosselane complementa que ainda é analisada a possibilidade de realizar a homenagem em dois dias. “Nós queremos marcar simbolicamente a data. Em média 350 famílias pioneiras devem ser homenageadas. Para 2022, nós queremos retomar a organização do tradicional almoço com os pioneiros. Em 2021, essa é a alternativa”.

MEMÓRIAS – Em março, o concurso literário Memórias do Pioneirismo é também retomado pela pasta. A segunda edição é lançada durante a homenagem aos pioneiros. Rosselane afirma que a equipe vai entregar o regulamento aos pioneiros. “Durante o ano, o participante produz as suas histórias e relata as suas memórias”.

O objetivo da Secretaria de Cultura é promover o registro e o resgate de suas vivências nos primeiros anos no município. “Nós queremos colher novas histórias e editar um novo livro. As tiragens das histórias serão distribuídas para as famílias e algumas obras serão entregues para as escolas. A premiação acontece em dezembro”.

MAIS EVENTOS – Outras ações estão programadas para o ano e o formato para a realização será o resultado do cenário epidemiológico da Covid-19. A Secretaria pretende retomar as ações Arte na Praça e Feira de Artesanato. “Ainda dependemos da situação da Covid-19 nos meses de março, abril e maio. Acreditamos que um cenário mais tranquilo possa ser registrado no próximo semestre”, destaca a secretária.

A equipe elaborou uma pré-agenda para 2021. O Arraiá do CEU deve acontecer em junho. Em julho, o Festival Gospel e o Festin estão programados. “O nosso desejo é pelo formato presencial. O artista precisa de público e o Teatro de plateia. Mas se não for possível devido a pandemia, a organização será on-line”.

A Secretaria de Cultura promove o festival Toledo em Dança em agosto. Antes, Rosselane pretende dialogar com os grupos de dança sobre a organização desse evento. O Encontro de Corais e o Curta Toledo estão pré-agendados para outubro. “O Curta Toledo já iniciamos o diálogo e queremos envolver outras categorias, como os alunos da rede. É um evento que possui a condição técnica de acontecer de forma on-line”.

O aniversário do Teatro de Toledo é comemorado em novembro. Em 2021, o espaço completa 22 anos e uma semana com atrações e eventos deve ser realizada. No penúltimo mês do ano, a Secretaria também deve promover os Recitais da Secretaria de Cultura.

E, em dezembro, a pasta pretende realizar a Virada Cultural e as Cantadas Natalinas. “Nós queremos organizar muitas ações, no entanto, precisamos acompanhar o cenário epidemiológico da Covid-19. Nós primamos pela saúde e segurança dos participantes e dos servidores”, finaliza a secretária de Cultura Rosselane.

Da Redação

TOLEDO