Hospital Regional de Toledo apresenta maior taxa de mortalidade geral

0 174

Da Redação

TOLEDO

O Hospital Regional de Toledo é a instituição com a maior taxa de mortalidade geral por estabelecimentos que compõem a 20ª Regional de Saúde de Toledo, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. As mortes ocorreram nos meses de dezembro do ano passado e janeiro de 2024. O JORNAL DO OESTE recebeu essa informação e procurou a assessoria do Ideas para mais esclarecimentos. O JO também teve a informação que a unidade hospitalar estava com falta da dieta por sonda nasogástrica.

De acordo com a assessoria do Ideas, sobre a questão de óbitos é importante ressaltar, que como demais instituições de saúde de tal porte, o Hospital Regional de Toledo tem uma comissão interna de investigação de óbitos.

A assessoria ainda relata que “todos os falecimentos registrados nas dependências da unidade são submetidos a investigação e auditoria pela comissão que é formada por um médico intensivista, dois médicos clínicos, um infectologista e três enfermeiros”, destaca.

INVESTIGAÇÃO – Segundo a assessoria do Ideas, os óbitos registrados nos meses de dezembro de 2023 e janeiro deste ano, 11 e 15 respectivamente, foram finalizados como “inevitáveis” após investigação e auditorias internas. “A média de idade dos pacientes em óbito na unidade foi 76 anos”.

A assessoria ainda destaca que o Hospital Regional de Toledo tem colaborado para reduzir a taxa anual de mortalidade no município. “A taxa que até o terceiro trimestre de 2023 era de 5,64% caiu para 5,3% desde o início dos atendimentos do Hospital Regional até o dia 20 de março de 2024, mesmo com a unidade abrindo suas portas para apoio a demais municípios e aceitando todos os perfis de pacientes em sua UTI, que, inclusive, se encontra atualmente com todos os leitos ocupados”, enfatiza.

DIETA – Com relação a dieta por sonda nasogástrica, a assessoria do Ideas informa que houve falhas na entrega pelo prestador do serviço e o Hospital Regional de Toledo ficou sem a dieta por dois dias. “Mas, o fornecedor foi trocado e o abastecimento já está normalizado”, finaliza.

Deixe um comentário