Hospital Regional: parceria com UFPR tornará a unidade Hospital-Escola

305

A atuação de acadêmicos da área da saúde em unidades hospitalares é importante para a sua formação. Além do contato com a prática profissional, o aluno pode entender sobre o funcionamento interno de um hospital, desenvolver pesquisas, conhecer as novas tecnologias e equipamentos, além de compreender a importância de um atendimento humanizado aos pacientes.

Para os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Toledo, a presença de um Hospital-Escola contribuí no ensino, na pesquisa e na extensão na área de saúde. Em sua visita ao Hospital Regional (HR) de Toledo, na tarde da última quarta-feira (7), o secretário de Estado da Saúde Beto Preto conheceu a estrutura do Hospital bem como as obras de readequação do espaço.

Na ocasião, ele reforçou que o Paraná estará ao lado do Município na busca de uma solução para o Hospital Regional de Toledo e da possibilidade da estrutura ser um Hospital-Escola para atender as necessidades dos acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Toledo. “É um privilégio que poucos municípios possuem em contar com este curso e será um desdobramento fantástico que o Município poderá ter para os próximos anos”, comenta Beto Preto.

O prefeito Beto Lunitti lembra que na época da instalação da UFPR em Toledo com o curso de Medicina, o secretário de Estado da Saúde Beto Preto, na época em outro cargo político, colaborou no processo com outros agentes. Lunitti pontua que a obra do Hospital Regional foi um atrativo e trouxe um ânimo para a Universidade. “O Hospital com os seus equipamentos de Saúde compõem uma estrutura importante para a Universidade, pois ele pode ser um ambiente de aprendizado para os futuros profissionais”.

A secretária da Saúde Gabriela Kucharski complementa que a pasta está ativa na colaboração para fazer do Regional um Hospital-Escola. “A estrutura será útil sendo aproveitada como Hospital-Escola. O diálogo com a Universidade existe”, pontua.

ANSEIO – O funcionamento do Hospital Regional de Toledo é um anseio de toda a comunidade, principalmente dos acadêmicos da Universidade. A diretora da UFPR, campus Toledo, Cristina de Oliveira Rodrigues, recorda que quando a Unidade decidiu levar o curso de Medicina para Toledo, um dos critérios adotados foi a iminência da inauguração do Hospital Regional, como suporte para a formação os acadêmicos.

“O Hospital é muito importante. Manifestamos desde o começo que ele se tornaria o ‘nosso hospital’. Tentamos de várias maneiras viabilizar o funcionamento. É claro que ainda não sabemos o modelo de gestão e estamos aguardando ansiosamente porque precisamos do Hospital”.

PARCERIAS – Atualmente, o curso de Medicina da UFPR, campus Toledo, tem parceria com a Prefeitura de Toledo para a atuação dos acadêmicos em ambulatórios, com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste (Ciscopar) e parceria com a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora do Hospital Bom Jesus.

Mesmo com a paralisação do calendário escolar e as atividades presenciais, Cristina cita que os alunos do estágio continuam com a atividades práticas, muitos deles atuando na linha no combate a pandemia da Covid-19.

“Hoje temos como campo hospitalar o Hospital Bom Jesus e pretendemos continuar com essa parceria mesmo com a inauguração do Hospital Regional de Toledo porque a presença de um campo de estágio não elimina o outro”, esclarece a diretora da UFPR Toledo ao complementar que a Universidade também tem uma parceria com o Hospital Rondon com aulas práticas. “No momento essas atividades estão suspensas por conta da pandemia.

COLABORAÇÃO – A partir da próxima segunda-feira (12), inicia uma nova turma de estágio do curso de Medicina. Cristina conta que a partir deste novo ciclo serão, aproximadamente, 53 alunos em atuação em Toledo. Os principais locais são: Hospital Bom Jesus, Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr Jorge Milton Nunes, Ciscopar, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sentinelas de atendimento Covid-19, Saúde da Família, Saúde Mental, além da campanha de imunização contra a Covid-19 e na coleta de exames.

“É importante que os estágios continuem porque é uma troca de experiência. Os alunos adquirem conhecimento, competência e contribuem para o funcionamento do sistema”, salienta a diretora da Universidade ao complementar que a parceria com o Poder Público colabora intensamente com a Universidade. “Eu fico muito feliz com essas visita técnica no Hospital Regional de Toledo. Estamos ansiosos para que ele entre em operação o mais breve possível. Será bom para todos e para todos os cursos da área de Saúde de Toledo”, conclui Cristina de Oliveira Rodrigues.

Da Redação

TOLEDO