IBGE abre 126 vagas em Toledo para o Censo 2022

3

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu as inscrições do processo seletivo que visa à contratação de 183.021 recenseadores de todo o país para o trabalho de coleta de informações do Censo Demográfico 2022. Em Toledo, são 126 vagas abertas. 

Durante o ato de inscrição o candidato deverá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova – o prazo, para a maioria dos cargos oferecidos, encerra-se nesta quarta-feira (29). Interessados podem se inscrever exclusivamente via internet, neste site.

O prefeito Beto Lunitti destaca a importância do Censo 2022 para o futuro do Brasil.  “Tenho a responsabilidade de dizer isso aos nossos cidadãos. Esta ação vai nos dar informações precisas de todo o contexto demográfico que apresenta os números da população, um panorama sobre as questões sociais, características de quem reside em nosso município”, pontua. “O FPM [fundo de participação dos municípios, meio pelo qual a União repassa recursos às prefeituras] é baseado no número de habitantes, portanto é preciso ter números precisos”, acrescenta o gestor, que ofereceu uma sala de suporte ao IBGE no Terminal Rodoviário Alcido Leonardi.  

Lunitti reforça ainda a necessidade da população aderir ao censo. “Precisamos recepcionar bem todos os recenseadores. Eles estarão identificados, será seguro e é necessário responder corretamente às perguntas. Essas informações vão subsidiar estudos para oferecer melhores soluções e avanços para Toledo”, recomenda.

Da Prefeitura de Toledo-PR