Ideb 2019 coloca NRE de Toledo em destaque no PR e escolas são premiadas

18

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é realizado a cada dois anos e na edição, que mostra resultados da avaliação feita em 2019, o Paraná obteve o maior crescimento de nota no Ensino Médio. O Estado subiu 0,7, saindo de 3,7 para 4,4 pontos. O Paraná ficou em primeiro lugar entre as redes estaduais no Ensino Fundamental – ‘Anos Iniciais’ (até o 5º ano), com nota de 6,8; e na terceira posição para os ‘Anos Finais’ (6° ao 9° ano). Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Toledo obteve a melhor nota (4,9) nos anos finais do Ensino Fundamental.

Como reconhecimento do trabalho dos gestores e da equipe, o Governo do Estado realiza a entrega de certificados das escolas na categoria ouro no Ideb em 2019. No Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, o evento aconteceu, na última sexta-feira (6), no auditório da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Na ocasião, o NRE realizou a solenidade de posse dos diretores eleitos (2021/2024).

De acordo com a chefe do NRE de Toledo Neiva Marques de Andrade Niero, o objetivo do evento é destacar o trabalho das equipes que contribuíram para o avanço significativo do Paraná. “O Estado teve o maior crescimento do Ideb em 2019 e cada resultado é um trabalho de muitas ‘mãos’. As ações do Governo colaboram para o avanço da aprendizagem no dia a dia na escola, assim como o Estado implementou a Prova Paraná que preparou os alunos para a avaliação externa entre outras atividades propostas”.

Neiva complementa que são ações importantes e eficazes que refletem, diariamente, no avanço da escola. “Os principais responsáveis pelos resultados foram os professores e os gestores que estão nas escolas. A gratidão ao professor que faz o seu melhor e desperta o entusiasmo no aluno em querer aprender, em ter um projeto de vida e a ser melhor”.

EXCELÊNCIA – Para o prefeito Beto Lunitti, é uma honra participar de um evento deste amplitude, principalmente, quando se trata da política de Educação. “Me sinto lisonjeado em representar os prefeitos neste importante evento no Paraná”, afirma o gestor ao complementar que o Governo do Estado tem vontade e proposições semelhantes ao Município. “Nós temos propostas convergentes”.

Enquanto prefeito, ele revela que possui a responsabilidade institucional em fazer com que o Ensino Infantil seja bem efetivado. “Nós (prefeitos) temos o dever em construir um corredor entre os ensinos Municipal e Estadual. Eles não podem ser separados. Com essa integração, o NRE de Toledo poderá ser referência ainda mais forte em uma educação de excelência”.

Beto Lunitti salienta que deseja construir e consolidar uma boa relação entre os entes envolvidos. “Os prefeitos estarão unidos para pensar em uma educação de inclusão, de libertação e que a economia possa crescer”.

CRESCIMENTO – Conforme o diretor de Departamento de Planejamento e Gestão Escolar do Estado José Carlos Guimarães, a preocupação do Município é que a Educação cresça cada vez mais. “Fazer parte dessa história é algo gratificante. Parabéns a todos. A Educação está em um momento de festa. Mas temos um grande desafio neste semestre, trata-se do retorno dos alunos para o momento presencial, o qual deve acontecer com todos os cuidados e então retomarmos a uma normalidade”.

O diretor da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed), Roni Miranda Vieira, complementa que o retorno presencial exigirá um esforço de toda a equipe para recuperar o tempo perdido. “Agora é preparar os estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que será em novembro”.

O secretário da Seed, Renato Feder, disse que apesar das dificuldades e de um orçamento restrito, o Paraná conseguiu evoluir na educação pública. “Nós melhoramos e os resultados são frutos de um trabalho de um ano inteiro dos diretores mais administrativos até os diretores mais pedagógicos e de suas equipes. O nosso obrigado a todas as pessoas envolvidas por construir um Paraná com mais Educação”.

Da Redação

TOLEDO