Idosos com mais de 85 anos começam a ser vacinados

A procura pela vacina contra a Covid-19 foi intensa na última segunda-feira (1º), nos três pontos disponibilizados pela Secretaria da Saúde. Até a próxima quarta-feira (3), a campanha de imunização estará vacinando os idosos com mais de 85 anos.

Segundo a responsável pela organização da campanha de vacinação, Sonia Pessi, o movimento maior aconteceu no início da manhã. Para essa etapa, o Município recebeu 1230 doses.

“Tivemos bastante procura, no entanto, as equipes tomaram todos os cuidados para evitar a aglomeração nos locais. A estratégia de descentralizar a vacinação auxilia para evitar filas e reduz o tempo de espera”, relata.

A vacinação acontece das 8h30 às 16h30 nos Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis) do Jardim Coopagro e da Vila Pioneiro, além do Parque Ecológico Diva Paim Barth (Lago Municipal), sendo neste local a vacinação é exclusiva pelo sistema Drive Thru. Por enquanto não vai haver pontos de vacinação nas localidades do interior.

Sonia conta que ainda na segunda-feira (1º) a equipe de vacinação já havia imunizado todos os idosos com mais de 85 anos que estão acamados. Ainda nesta semana a equipe vai começar a vacinação dos idosos com mais de 80 anos.

“Em relação aos idosos acamados, aqueles que são acompanhados pela rede pública nossa equipe já faz um controle. Aqueles que não são acompanhados, a Secretaria disponibilizou um número de telefone para fazer o cadastro para as equipes vacinarem nas residências”, esclarece.

OUTROS GRUPOS – Ainda na segunda-feira (1º), a Secretaria da Saúde deu continuidade a vacinação da segunda dose para os trabalhadores da saúde. Essa vacinação é exclusiva no Certi do Jardim Coopagro, até a próxima sexta-feira (5), das 8h30 às 16h30.

O assistente em administração do departamento de Rede de Atenção Primária em Saúde Alexandre Hackenhaar explica que os profissionais que ainda não tomaram a primeira dose precisam aguardar a chegada do lote de vacinas específico.

“Assim que o Município receber novas doses retomará a vacinação dos profissionais de saúde que ainda não receberam a primeira dose. Ainda há profissionais de saúde que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19”, cita.

Na próxima quinta-feira (4) e sexta-feira (5), dará início a vacinação dos idosos com mais de 80 anos. A responsável pela organização da campanha de vacinação Sonia Pessi enfatiza que em todos as etapas de vacinação as equipes estão seguindo todos os protocolos de saúde para evitar a proliferação do novo coronavírus.

“A gente pede paciência para a população. Vamos seguir o cronograma do Plano de Vacinação. A medida que as doses chegam o Município abre as etapas de vacinação. Por enquanto, orientamos a população para manter as medidas de segurança já conhecidas como o uso de máscara, de álcool em gel e evitando a aglomeração”, conclui.

Da Redação

TOLEDO