Idosos de distritos de Toledo recebem vacinas contra a Covid-19

20

A campanha de vacinação contra a Covid-19 chega agora ao interior. Na manhã desta terça-feira (13) uma das equipes designadas pela Secretaria Municipal de Saúde para a imunização dos cidadãos de Toledo dirigiu-se a três distritos do município. Ao todo, 76 idosos (40 em Novo Sarandi, 28 em Vila Nova e oito em Novo Sobradinho) de 65 anos de idade ou mais receberam a primeira dose da vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus. A segunda será aplicada daqui 21 dias.

Uma das pessoas contempladas foi a aposentada Marly Regina Silva Moura de Oliveira, 69 anos, moradora de Novo Sarandi. “A vacinação aqui, perto de casa, é muito melhor, nem se compara. Se não fosse assim, não conseguiria receber minha dose de outra maneira”, relata.

De acordo com a responsável pela vacinação contra a Covid-19 em Toledo, Sonia Pessi, a praticidade foi um dos pontos levados em conta para se decidir pela aplicação de doses no interior. “Esse trabalho já constava em nossa estratégia desde o começo da campanha, mas ainda não tínhamos conseguido efetuar em razão da falta de profissionais. Há muitos idosos nestas comunidades rurais que não conseguem se deslocar até a cidade e a gente percebeu isso nos lugares onde passamos”, relata. “Queremos voltar a estas comunidades para imunizar os demais públicos, mas antes vacinar os idosos dos outros distritos de nosso município. Tudo isso será possível à medida que mais doses forem chegando”, explica.

Sonia alerta que os cuidados contra o novo coronavírus devem ser seguidos à risca pela população do interior. “É importante a imunização nestas comunidades, pois, ao contrário do que muita gente pensa, o novo coronavírus não circula só em área urbana. Em meio a uma pandemia, o vírus está em todos os lugares. Por isso, é fundamental que todos sigam as recomendações: evitar aglomerações, usar máscara e álcool em gel, e lavar as mãos várias vezes ao dia”, destaca.

Da Prefeitura de Toledo-PR