Idosos recebem casa do Residencial Recanto Feliz

6

A última sexta-feira (11) foi um dia muito especial para dois toledanos, o “seo” João Roberto Filho e a “dona” Úrsula Kroeger, ambos de 68 anos. A idade não é a única coisa em comum, a partir de agora, os dois também serão vizinhos no Residencial Recanto Feliz, no Jardim Coopagro. O prefeito Beto Lunitti assinou o Termo de Permissão de Uso de Bem Imóvel, o qual garante uma moradia digna no residencial. 

As casas, cedidas em regime de comodato pela administração municipal, atendem pessoas com mais de 60 anos. O Residencial Recanto Feliz fica próximo ao Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) justamente para facilitar o acesso aos serviços de saúde, assistência e lazer oferecidos na unidade.

As moradias são de propriedade do município, possuem 57,92m² e fazem parte da política de assistência aos idosos, através de um termo de permissão de uso, ou seja, eles são os donos, sem pagar nada (a não ser as despesas corriqueiras de água e luz), enquanto viverem. 

Para ter acesso a pessoa precisa estar cadastrada na Secretaria de Habitação e Urbanismo, ter mais de 60 anos, uma renda máxima e nunca ter recebido um benefício habitacional. A seleção é efetivada pelo Conselho Deliberativo do Fundo para Desenvolvimento da Política Habitacional. 

O prefeito Beto Lunitti emocionou-se ao entregar as chaves das novas residências aos idosos. “Estou muito feliz em entregar essas chaves, quero ver todos com muita saúde e muito felizes. De nada adianta nossa passagem pela prefeitura se não pudermos promover essas ações”. 

A secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Solange dos Santos Fidelis, explicou todos os termos da permissão de uso e tudo que os idosos poderão fazer na residência nova. 

“Foi um momento muito especial, em poder contemplar duas pessoas que em sua trajetória de vida trabalharam, mas infelizmente não tiveram a oportunidade de alcançar a casa própria que é o sonho de milhares de brasileiros. Acessar a moradia digna é um dos direitos previstos no Estatuto do Idoso, sendo a pessoa idosa prioridade no acesso a programas habitacionais. Portanto, para dona Úrsula e seo João, tal direito foi afiançado, isto é motivo de celebrar mais esta conquista”, pontuou a secretária Solange Fidelis.

Segundo a diretora de Desenvolvimento Habitacional, Luciane Leonardi, é uma grande satisfação proporcionar uma qualidade de vida melhor para essas pessoas. “Senhor João morava sozinho em um barraco à beira do Rio Toledo. Dona Úrsula era sozinha, sem filhos e vamos promover com esta ação uma interação social para ela. Não falamos de habitação apenas no contexto casa, mas também no âmbito social, pois terão outros idosos, além das atividades do Certi. Queremos proporcionar não só uma moradia digna, mas fazê-la feliz também”, salientou.

Da Prefeitura de Toledo-PR