Seca: prefeito de Toledo participa de encontro com ministra em Cascavel

9

A forte estiagem traz preocupação para toda a região Oeste do Paraná, em especial para Toledo, município que detém o maior Valor Bruto da Produção Agropecuária do Paraná (VBP). Dentre as diversas ações buscando minimizar os impactos da falta de chuvas, o prefeito de Toledo e vice-presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), Beto Lunitti, participou nesta quinta-feira (13) de um encontro com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para apontar as perdas provocadas pela seca.

Além de visitar lavouras e falar com lideranças políticas, Tereza Cristina se reuniu com representantes do agronegócio. Lunitti, como representante dos demais prefeitos da região, informou à ministra que mais de 90% das lavouras da região estão em pequenas propriedades rurais, a maior parte com dimensões em torno de 70 hectares. “Mesmo com este tamanho reduzido, essas propriedades atuam com excelência na produção de proteína animal para o mundo, gerando divisas para o país, produzindo também insumos que garantem o funcionamento das agroindústrias, principais alavancas indutoras da economia regional”, expôs.

Lunitti ainda acrescentou que os produtores que atuam de forma diversificada e exportam para mais de 150 países. “Isso significa uma renda bem distribuída no campo, o que acaba repercutindo também nas cidades e no comércio de pequenos, médios e grandes centros. Protegendo-os, o governo protege a sociedade como um todo”, reforçou. Conforme o prefeito, em um país marcado pela desigualdade econômica e social e de renda concentrada, o cenário da região Oeste do Paraná, destoante da maioria, precisa de um olhar especial.

“É uma equação de difícil resolução, pois é preciso desenvolver políticas estruturantes, que muitas vezes caminham a passos lentos. Todavia, a região Oeste é referência neste aspecto, pois há um envolvimento diferenciado, de participação de grande parte da população na produção. Por isso, esse pessoal precisa de políticas de proteção”, disse.

Beto também aproveitou para convidar a ministra para visitar Toledo e sugeriu sua participação no Inova Meat, evento internacional agendado para os dias  31 de março a 02 de abril, com foco nas discussões e tecnologias que envolvem a proteína animal. Outra pauta também foi uma conversa, que teve como interlocutor o deputado federal Sérgio Souza, com o responsável pela política agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Bastos. “Levamos diversas situações importantes sobre nosso trabalho junto a este setor e ele prontamente nos ouviu. São nossas lutas em defesa do principal pilar da economia de Toledo e região”, concluiu.

O contou ainda com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-governador do Paraná, Darci Piana, do prefeito de Jesuítas e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Júnior Weiller.

Da Prefeitura de Toledo-PR