Incêndio atinge CTG Chama Crioula e destrói parcialmente o galpão

31

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Crioula de Toledo foi atingido por um incêndio na tarde de ontem (16). O fogo começou no teto e a proporção do sinistro só não foi maior, porque os vizinhos ao perceberem a fumaça – prontamente – acionaram o Corpo de Bombeiros.

No CTG, os sentimentos das pessoas – que estavam no Centro – eram um misto de gratidão, pelo não registro de vítima; de tristeza pela ocorrência deste incidente e de fé para a construção de um novo galpão, local assim chamado pelos tradicionalistas.

O vice padrão do CTG Chama Crioula Orandi Gayardo relata que estava em sua residência quando recebeu a notícia que o Centro estaria em chamas. “Ao perceberem a fumaça, os vizinhos acionaram os bombeiros. Foi uma ação rápida e, por isso, o fogo não se alastrou”, salienta.

No local, Gayardo comenta que o incêndio pode ter começado na parte elétrica. “É possível que tenha ocorrido um curto-circuito. Além disso, as chamas também não se espalharam, porque o forro era anti-chama”.

Agora é reconstruir o Centro, afirma Gayardo ao complementar que “com a força da tradição gaúcha, nós recuperaremos tudo o que foi perdido. O CTG foi fundado na década de 1990 e é a primeira vez que acontece esse tipo de acidente”.

Ele ainda recorda que um temporal atingiu Toledo em anos anteriores e a parte da frente do Centro foi destruída. “Foi em um vendaval que atingiu Toledo e fez diversos estragos pelo município, tanto na sede como no interior. Nós fomos atingidos e conseguimos nos recuperar. Agora não será diferente”.

TRADIÇÃO – O incêndio ocorre dias antes dos festejos farroupilhas. Em 2021, comemora-se o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).

“É a vida!”, lamenta o vice patrão do CTG Chama Crioula Gayardo. Ele acrescenta que o galpão é destruído, infelizmente, próximo a uma data importante para a tradição gaúcha. “Deus sabe o que faz! Já realizávamos os ensaios para as apresentações da Semana Farroupilha. Agora, estamos sem espaço”, se emocionar Gayardo ao acompanhar o trabalho dos bombeiros.

Ele destaca que o CTG Chama Crioula é uma entidade sem fins lucrativos e com a colaboração dos participantes, o salão será recuperado. “Deus é grande. Ele sabe o que faz! Ninguém se feriu e isso é importante. A nossa história está mantida, pois as chamas não atingiram o nosso acervo. Nós iremos construir uma nova história”, salienta.

Gayardo enfatiza que o povo gaúcho é guerreiro. “Não se acovarda diante de situações adversas e com a força dos tradicionalistas, iremos nos reerguer. O gaúcho não se entrega para qualquer ‘coisa’. Nós levantaremos – novamente – o nosso galpão e até um pouco mais bonito”, finaliza o vice patrão do CTG Chama Crioula.

No CTG, os bombeiros conseguiram controlar as chamas rapidamente e o sinistro pode ser considerado de média proporção. O incêndio comprometeu o forro e a Corporação utilizou em média mil litros de água.

Da Redação

TOLEDO