Iniciada a aplicação da 2º dose da vacina em Toledo

A Secretaria de Saúde iniciou na quarta-feira (17) a aplicação da segunda dose da vacina aos trabalhadores da saúde e aos internos das instituições de longa permanência para idosos (ILPI’s) em Toledo. Até às 19h do primeiro dia, 600 pessoas foram atendidas. A dispensação é realizada na sede da Secretaria de Saúde, para os trabalhadores, enquanto os idosos em ILPI’s foram vacinados nas entidades.

Esta etapa começou quatro semanas após a aplicação da primeira dose. “Todos que atuam nos mais diversos serviços de saúde foram informados, quando receberam a primeira dose, sobre esta segunda aplicação. Este prazo também está na carteirinha de vacinação”, explicou a enfermeira Ana Carolina Pasini de Oliveira, lembrando que foram vacinadas 491 pessoas deste grupo. As outras 109 vacinas foram administradas pela equipe volante de vacinadores aos trabalhadores e idosos em ILPI’s. Para receber a segunda dose é preciso apresentar a carteirinha de vacinação e documento com foto.

Além destas segundas doses, a Secretaria de Saúde segue com a vacinação das pessoas com 90 anos ou mais. O trabalho segue até a sexta-feira (19) no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Os vacinadores atendem os idosos sem que eles desçam dos veículos, no sistema drive thru. Toledo recebeu 610 doses para este público e já atendeu 248 munícipes desta faixa etária. Na quarta-feira (17), 30 idosos foram vacinados.

Sobre os números redondos de vacinação no dia de ontem – 600 para os trabalhadores da saúde e 30 para idosos com 90 anos ou mais –  o diretor geral de Saúde, Fernando Pedrotti, explica que os frascos são multidoses, com 10 em cada embalagem. “Quando aberto um frasco, é preciso calcular pelo menos 10 pessoas para vacinar, caso contrário podemos perder imunizante. Na distribuição das senhas já é realizada esta previsão”, informou.

Dados da vacinação até 17/02

3070 doses para trabalhadores de saúde (todas já aplicadas)

610 doses para idosos de 90 anos ou mais (248 doses já aplicadas)

1520 doses para a segunda dose em trabalhadores de saúde e ILPI’s (600 doses já aplicadas)

Da Prefeitura de Toledo-PR