Iniciativa do Biopark contribui para a formação científica de crianças e adolescentes

Encantar e despertar a curiosidade de crianças e adolescentes pela ciência e tecnologia é um passo importante na formação de profissionais preparados para os desafios do futuro. Esse é o objetivo do Clube de Ciências do Biopark, um projeto voltado para crianças a partir dos 08 anos e que está com inscrições abertas.

Fundado em 2018, o projeto busca aproximar os ‘pequenos cientistas’ de áreas como física, química, matemática, biologia, tecnologia e robótica, atreladas sempre à cooperação, criatividade, inovação e pesquisa. O Clube de Ciências é mais uma iniciativa do Biopark que conta com as metodologias ativas de ensino, por isso, as aulas são 100% práticas. 

Para os alunos, é uma oportunidade de desenvolver novas habilidades. “Proporcionar às crianças o contato com esse extraordinário mundo de descobertas desde cedo, contribui para o desenvolvimento de habilidades que serão utilizadas para o resto da vida. Além do conhecimento técnico e científico, os alunos exercitam o senso crítico, a capacidade analítica, trabalho em equipe, e outras softs skills”, explica a professora Araceli Scalcon.

As inscrições para as turmas de 2021 estão abertas e para participar é necessário ter entre 8 e 15 anos. As aulas acontecerão uma vez por semana, no Biopark, em um novo e exclusivo laboratório equipado especialmente para o projeto. Entre as atividades, os alunos poderão desenvolver biomateriais, como bioplásticos, biocosméticos e bioprodutos, e também projetos em robótica. “As atividades sempre estarão interagindo umas com as outras. E todas as aulas serão práticas, ou seja, os alunos vão colocar a mão na massa e aprender fazendo”, complementa Araceli.

DESTAQUE INTERNACIONAL – No início do ano, o Clube de Ciências do Biopark conquistou o segundo lugar no Prêmio Inspiring Solutions, promovido pela IASP – International Association of Science Parks and Areas Of Innovation. O Inspiring Solutions é um programa de compartilhamento de conhecimento que premia e divulga práticas em parques científicos e áreas de inovação em todo o mundo. O Biopark concorreu com projetos de países como China, Itália, Paquistão, Rússia, Espanha, Suécia, Tailândia e Estados Unidos.  

Para a gerente do Biopark Educação, Ana Luiza Donaduzzi, a premiação internacional demonstrou a importância da iniciativa. “O Clube de Ciências desmistifica a ideia de que ciência é algo difícil ou distante. Os alunos que participam têm impactos muito positivos durante seu desenvolvimento pessoal e profissional”, destaca. 

INSCRIÇÕES – As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser feitas até o dia 15 de março pelo site www.biopark.com.br/educacao. A mensalidade tem o valor de R$ 250,00 e haverá transporte gratuito para os alunos de Toledo, sendo que caso exista alta demanda de alunos de outros municípios, também será avaliada a possibilidade de gratuidade no transporte. Ressalta-se que as aulas seguirão todos os protocolos de prevenção à Covid-19. Mais informações pelo número (45) 99147-6872.

TOLEDO