Inovação em evidência: Toledo promove, de 18 a 21/10, o 1º Am&Tech

5

O governo municipal, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Toledo (Funtec) incentiva e promove entre segunda e quinta-feira da próxima semana (18 a 21) o 1º Am&Tech – Arranjo Municipal de Tecnologia, Ciência, Inovação e Empreendedorismo. A iniciativa tem o objetivo de  reunir em um só lugar todas as iniciativas desenvolvidas por empresas, entidades, órgãos públicos e instituições de ensino superior que atuam nestas áreas de forma a fomentar o debate e o intercâmbio de informações entre eles.

Além disso, o 1º Am&Tech também se destina à apresentação ao público específico e geral das novidades que estão sendo desenvolvidas por estes players por meio de estandes, cursos, oficinas e workshops. As inscrições para estas atividades e o acesso à programação completa podem ser realizadas pelo hotsite do evento: www.toledo.pr.gov.br/1amtech.

Os câmpus locais do Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Centro Universitário FAG, além do Núcleo Regional de Educação (NRE/Toledo), do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal da Educação (Nite/Smed), do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PR), do Biopark, do Sicredi Progresso, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), da Agência do Trabalhador, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet), do  Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e do Sistema Fiep [Federação das Indústrias do Estado do Paraná] compõe o arranjo que estará em evidência no evento.

Caberá, aliás, ao Sistema Fiep, receber, entre 19 e 21 de outubro, a maioria das atividades  do 1º Am&Tech na unidade local do Serviço Social da Indústria (Sesi/PR) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PR) – localizada na Rua Júlio de Castilhos, 3465 (acesso pela Avenida Parigot de Souza). A abertura, na manhã de segunda-feira (18), será bem perto dali: no Teatro Municipal, a partir das 10h, com a presença de várias autoridades.

Entre elas, o superintendente-geral de Inovação (SGI), órgão ligado à Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, Marcelo Rangel, que falará sobre o programa Pacto pela Inovação. Em seguida, o presidente e idealizador do Biopark, Luiz Donaduzzi, ministrará palestra sobre inovação e empreendedorismo. Depois da fala do empresário, autoridades, organizadores e convidados participam de reunião no local do evento. Dali eles seguem para almoço e visita ao Biopark. 

O diretor-executivo da Funtec, Carlos Nascimento, destaca que o nome do evento é uma derivação da expressão da língua inglesa “I am tech”, isto é, “Eu sou tech” em português. “A ideia do Am&Tech é trazer todos os ativos de ciência, tecnologia e pesquisa dos parceiros que estão na organização, reunindo num espaço todas essas atividades. Conhecendo primeiro o que cada um faz, será possível entendermos de que forma poder público e iniciativa privada podem melhorar a atuação de cada um, reunindo esforços para melhorar performance em ciência e tecnologia e levando em conta a vocação de Toledo nesta área tecnológica. Neste cenário, nós, enquanto poder público, temos que buscar o aprimoramento das relações institucionais com estes players”, pontua.

Nascimento ressalta que a Funtec tem a intenção de promover o Am&Tech anualmente. “Queremos que cada edição supere os resultados das anteriores e isso será feito com atrativos tanto para o público especialista quanto para o público em geral. Nesta primeira ofereceremos, por exemplo, mostras e arena de robôs, mesas de legos, óculos de realidade virtual, tela interativa e painéis, atividades que vão chamar a atenção do público mais jovem. As escolas de ensino fundamental e médio, que podem incluir conceitos de robótica e iniciação à programação em suas grades curriculares,  levarão seus alunos para terem contato com este universo e estes também conhecerão o que as instituições de ensino superior estão fazendo e os cursos que disponibilizam”, analisa. “O mundo profissional também marcará presença com a Agência do Trabalhador, que estará no local oferecendo e captando para as empresas de tecnologia, que precisam muito de mão de obra qualificada. Enfim, todo este ambiente estará cercado de oportunidades de crescimento para os atores envolvidos”, salienta.