INOVAMEAT Toledo será referência para a cadeia de produção de proteína animal

43

Consolidar um crescimento anual médio de 30% e liderar o Valor Bruto da Produção (VBP) em oito anos não é uma tarefa fácil, mas Toledo conseguiu. Segundo o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDeseco), Diego Bonaldo, só é possível melhorar e aprimorar a produção se houver investimento em inovação e tecnologia. E é com essa mentalidade e espírito arrojado que o município recebe o INOVAMEAT Toledo – Inovação na Produção de Proteína Animal

O evento é organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e Sindicato Rural de Toledo com apoio da Prefeitura de Toledo, Embrapa – Suínos e Aves – e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A co-realização é por conta da FB Group e acontecerá no período de 31 de março a 02 de abril de 2022, no Centro de Eventos.  

O diretor municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Renato Tratch, explicou que os assuntos que serão abordados no Inova Meat foram adequados às realidades do perfil regional na área da suinocultura, avicultura, bovinocultura leiteira e piscicultura, além de agregar conhecimento interligando todas as cadeias ao que está se fazendo de novo no mercado atual. “Vai ser o ponto de virada no que tange o desenvolvimento das cadeias de produção de proteína da região. Vamos deixar Toledo mais visível aos olhos do Brasil e do mundo”, afirmou Tratch. 

Os organizadores pretendem criar uma grande vitrine para os cases de sucesso e procurar mostrar as melhores soluções para os setores envolvidos. A aplicabilidade de estudos realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é um dos componentes do INOVAMEAT Toledo. Tratch citou um case de sucesso da Embrapa em Santa Catarina, um determinado processo de liberação ambiental chegava a demorar seis meses e passou a ser online, com liberação imediata. “Estamos criando um cenário propício para utilizar a tecnologia e inovação de forma a beneficiar a todos. Neste evento teremos vários cases de sucesso, oportunizando produtores e gestores de cooperativas, por exemplo, a tomarem decisões assertivas”, complementou. 

Para realizar as inscrições e saber mais sobre a programação, palestrantes e informações gerais sobre o evento basta acessar o site oficial inovameat.com.br/

Como será?

O “INOVAMEAT Toledo – Inovação na Produção de Proteína Animal” se desenvolverá em torno dos mais diversos temas relacionados à suinocultura, avicultura, bovinocultura leiteira e piscicultura, da concepção genética à mesa do consumidor, envolvendo integralmente a cadeia produtiva em todas as dimensões, com foco nas principais inovações de cada setor. Tem o objetivo de ser um importante palco para capacitar, informar, desenvolver negócios e promover conexões entre o ecossistema de produção e processamento da proteína animal da América Latina. 

Produtores rurais, indústria de processamento, mercado consumidor, distribuidores, criadores, universidades, instituições de pesquisa, lideranças e imprensa fazem parte do público-alvo do evento, que contará com palestras, minicursos e oficinas em modo híbrido (presencial e a distância, simultaneamente). Esta capacitação será dividida em três eixos: antes da porteira (recursos naturais, empreendedorismo rural, entre outros assuntos), dentro da porteira (nutrição, infraestrutura, manejo etc) e depois da porteira (abate, processamento, transporte etc).

A programação comum terá, no primeiro dia (31/3), solenidade de abertura seguida de palestra e jantar de experiência à base de proteína animal. Para o segundo dia (1/4) estão previstos o Conecta Proteína Animal, o Meat Taste e o Farm´s Experience. O encerramento (2/4) contará com a Rodada de Negócios Internacionais. Nos segundo e terceiro dias os participantes poderão conhecer as atrações dos estandes montados na feira e agregar conhecimento em palestras, minicursos e oficinas.

Da Prefeitura de Toledo-PR