Inscrições para o 18º Encontro de Corais de Toledo estão abertas

0 14

A Secretaria da Cultura publicou nesta terça-feira (10) o regulamento e abriu as inscrições para o 18º Encontro de Corais de Toledo, que será realizado entre 29 de junho e 2 de julho no Teatro Municipal. O evento terá um formato diferenciado, abrangendo não somente a parte artística, com a apresentação dos grupos inscritos, mas com a oferta de oficinas de técnica vocal e de formação de repertório destinadas à qualificação e ao aperfeiçoamento de coralistas e maestros.

Podem participar do evento, que integra a programação alusiva ao aniversário de 70 anos de emancipação político-administrativa de Toledo, do corais ou grupos vocais infantis, juvenis, infanto-juvenis e adultos que cantem, em uníssono, a duas, três, quatro ou mais vozes. A ficha de inscrição deve ser entregue até 6 de junho ao professor Djonatan Ledur, que atenderá os candidatos em horário comercial no Teatro Municipal.

Será permitida apenas a inscrição de corais pertencentes ao Município de Toledo, desde que tenham existência consistente e se sintam preparados para apresentar um trabalho artístico que vise à boa qualidade musical e vocal. Ao confirmar a participação no encontro, os inscritos devem informar as duas canções que pretendem apresentar, sendo que uma delas deve ser obrigatoriamente brasileira.  

Apresentações e oficinas

O ponto alto do 18º Encontro de Corais de Toledo será no dia 2 de julho (sábado), às 20 horas, quando todos os corais farão uma grande apresentação aberta e gratuita ao público em geral no auditório principal do Teatro Municipal. Porém, estão programados nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho (quarta, quinta e sexta-feira) vários “esquentas” nos quais os grupos farão apresentações em espaços e horários a serem definidos pela Comissão Organizadora do evento em acordo com o regente de cada coral.

O principal palco da cultura toledana também receberá as oficinas de técnica vocal e de formação de repertório. A de técnica vocal será ministrada entre 29/6 e 1/7 pela mestra em canto lírico Michele Coelho, que compartilhará seus conhecimentos com corais infantis, infanto-juvenis e juvenis no período vespertino e com corais adultos no período noturno.

O instrutor da oficina de formação de repertório, maestro Anderson Ombrelino, também trabalhará desta forma. Contudo, no sábado à tarde, reunirá todos os corais para encerrar os trabalhos. “A linguagem do canto coral é extremamente expressiva da cultura de Toledo. Nós temos mais de 15 corais atuantes, desde o Cristo Rei, que se apresenta há mais de 70 anos, até os mais jovens, como o Coral da Associação de Moradores da Comunidade do Jardim Planalto, que estão chegando para somar e fortalecer essa tradição”, avalia a secretária da Cultura, Rosselane Giordani.

A secretária convida toda a população para anotar a noite do dia 2 de julho na agenda para comparecer ao Teatro Municipal de Toledo e prestigiar os corais do município. “Ano passado tivemos uma noite muito bonita, com apresentações dos grupos da BRF, do Sicoob, da Casa de Maria, Encanto de Viver, Cristo Rei, Clarianas, entre outros. São corais que têm um trabalho muito bonito em nossa cidade e que gostaríamos de contar com todos nesta grande celebração, que brindará nossa comunidade com um belíssimo espetáculo”, pontua.

Da Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário