Inverno: baixa temperaturas devem atingir Toledo

0 55

No fim de semana, as temperaturas devem cair significativamente em

Toledo. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a partir de sexta-feira (19) o município irá sofrer uma queda brusca e os termômetros devem oscilar com mínima de 5ºC e máxima de 12ºC. O clima favorece episódios de geada leve a moderada.

De acordo com o Simepar, as temperaturas passam a baixar ainda mais a partir de hoje (18). “A passagem de uma nova frente dirá mantém o tempo instável nas diversas regiões paranaenses. Eventos de chuva são esperados a qualquer momento do dia, com acumulados que deverão ser significativos. Há condições favoráveis também para o desenvolvimento de temporais. Ainda na quinta-feira, teremos a incursão de uma massa de ar frio que induz o declínio acentuado das temperaturas”.

Para esta quinta-feira (18), a previsão é que mínima deve chegar a 10ºC e máxima de 18ºC; na sexta-feira (19), a temperatura deve cair ainda mais chegando a 5ºC e máxima de 12ºC; no sábado (20) os termômetros variam entre 5ºC e máxima de 19ºC e no domingo (21), a previsão é que a temperatura comece a subir fincando entre 10ºC e 22ºC.

Na análise do meteorologista do Simepar, Fernando Mendes, Existe alerta para temporais, com granizo, na região Oeste. Além disso, mesmo com clima ainda úmido, diante das baixas nas temperaturas também podem ocorrer situações de geada fraca e moderada.

“Passamos por um inverno com rupturas e esses bloqueios que se repetiram fizeram com que tivéssemos momentos de temperaturas mais elevadas. Esse frente fria, neste período, é uma condição normal do inverno”, explica ao enfatizar que as temperaturas devem subir de maneira mais acentuada a partir da próxima terça e quarta (23 e 24).

MASSAS DE AR FRIO – Nas projeções do Simepar, o ingresso de massas de ar frio e seco no território paranaense é uma ocorrência frequente, após a passagem de frentes frias. As massas de ar ocasionam quedas acentuadas nas temperaturas num intervalo de 24 e 48 horas. Com o frio mais intenso associado a massas de ar de origem polar, a formação de geadas em boa parte do Estado é favorecida. Os maiores riscos climáticos para formação de geadas são observados nas regiões mais altas do estado (regiões Sul, Centro-Sul, Centro, Campos Gerais e sul da Região Metropolitana de Curitiba). Outro fenômeno típico da estação são os nevoeiros, com intensidade e duração diretamente associadas ao padrão de tempo predominante na região.

Em grande escala, o fenômeno climático La Niña, segue sendo registrado nas águas do Oceano Pacífico Equatorial, assim como na componente atmosférica do sistema climático. A temperatura da superfície do mar ao longo das regiões de monitoramento do El Niño – Oscilação Sul, Figura 1, mostra anomalias negativas até – 1,2 °C.

As previsões gerais do inverno indicam a permanência da La Niña com probabilidade de ocorrência do fenômeno em torno dos 50 % na estação do inverno e aumento para valores próximos dos 60 % na primavera de 2022. E os prognósticos dos modelos climáticos dinâmicos e estatísticos também exibem a continuação do resfriamento das águas do Oceano Pacífico na região do Niño 3.4, com intensidade do evento, oscilando entre fraca a moderada.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações do Simepar

Deixe um comentário