Jovem escritor toledano apresenta livro ao prefeito Beto Lunitti

18

Ele começou a escrever muito cedo. Com três anos de idade já desenhava com certa habilidade. Agora, aos 15, Cassiel da Rosa já tem cinco livros escritos e dois publicados. Acompanhado dos pais e da secretária de Educação, Elisângela Batista, na segunda-feira (26), o jovem escritor e ilustrador visitou o prefeito Beto Lunitti para contar sua história e relatar um pouco da paixão pela escrita e o desenho.

Segundo a mãe Solange de Lima Rosa, o escrever faz parte da vida do Cassiel, que no início da vida escolar apresentou dificuldades em outras disciplinas. Devido a essa situação, o pequeno escritor foi encaminhado para avaliação psicopedagógica e o resultado foi déficit de atenção, ansiedade e altas habilidades em artes. “Essas barreiras hoje foram superadas, graças ao trabalho de vários profissionais”, afirmou Solange.

Há três anos Cassiel iniciou o curso de pintura em tela na Casa da Cultura. Vendo sua desenvoltura, a professora sugeriu frequentar as aulas de desenho também. “Com a chegada da pandemia, o Cassiel foi demonstrando certa ansiedade por estar muito tempo ocioso em casa. Um dia, arrumando o quarto, o irmão Miguel encontrou uma borracha com um desenho. Assim surgiu o personagem Color, em seguida a história e por fim o livro O Mundo de Color. Ficamos felizes, entramos em contato com algumas editoras e foi aprovada a publicação”, explicou. 

Cassiel comentou que para sua carreira o apoio da família é o principal. Em entrevista a uma revista, o jovem escritor disse que enquanto sonha e imagina, os pais o trazem de volta para desenhar e registrar. “Espero desenhar e escrever cada vez melhor, tenho muitos planos, projetos de outros livros que já estão fazendo parte da minha vida, foi o que a quarentena me deu de presente, precisei me desligar de tudo e fazer nascer um pequeno escritor sonhador”, explica.

Para o prefeito Beto Lunitti a visita foi encantadora. “É bom saber que temos estes talentos em nosso município. Conversamos sobre diversos assuntos, e o Cassiel é fantástico. Só podemos desejar sucesso em sua trajetória. Parabéns a ele pelo dom e a família por entender e apoiar”, concluiu o prefeito. “A publicação do livro do Cassiel, o lindo trabalho que ele faz a partir do seu talento, deixa nós, professores cheios de orgulho, pois é a leitura, a escrita, a arte, é o que diariamente tentamos despertar em nossos estudantes. Esse encantamento que a literatura transmite”, comentou a secretária Elisângela Batista.

A visita foi acompanhada também pela diretora da Escola Municipal Carlos Friedrich, Jocelaine Nascimento de Mattos, e pelo pai do aluno, Osmar da Rosa.

Da Prefeitura de Toledo-PR