Jubileu: Aldeia Infantil Betesda comemora mais um ano de atividades em Toledo

42

O Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda comemora, hoje (18), 50 anos de fundação em Toledo. A entidade presta o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e o ensino fundamental a comunidade. Infelizmente, devido a pandemia, não será possível realizar as festividades para celebrar o jubileu da entidade.

“Temos muitos motivos para comemorar os seus 50 anos de atividades em Toledo. Milhares de crianças, adolescentes e suas famílias foram beneficiadas pela Instituição ao longo destas cinco décadas”, destaca o presidente da Aldeia Infantil Betesda, Lineu Wutzke. “Há um profundo sentimento de gratidão pelos missionários alemães que no início da década de 1960 deixaram a Alemanha e vieram fazer trabalhos missionários no Brasil. Por direção de Deus foi Toledo que recebeu os primeiros missionários enviados pela Allianz Mission da Alemanha, sendo eles: Uwe e Dora Greggersen, Manfred e Gisela Schmidt e Emmy Huppert. No ano de 1963 fundaram a Igreja Evangélica Livre de Toledo e em 1968 o Orfanato Lar Betesda na cidade de Mamborê. Em 1971 o orfanato foi transferido para Toledo sob o nome de Aldeia Infantil Betesda”, recorda.

Wutzke destaca que a entidade é grata pelos missionários fundadores e todos os que passaram pela instituição. “Somos gratos aos colaboradores que já passaram e os que estão atualmente exercendo as suas atividades. Contamos hoje com 44 colaboradores entre efetivos e estagiários. Somos muito gratos aos pais e responsáveis que ao longo dos anos têm depositado e agora depositam a sua confiança na instituição, deixando aos nossos cuidados os seus preciosos filhos. Somos muito gratos por cada criança e adolescente que tivemos o privilégio de contribuir com a formação, assim como aos que atualmente estão sendo atendidos. Somos gratos à sociedade de Toledo que tem apoiado o trabalho, ao Poder Público Municipal e Estadual, assim como aos veículos de comunicação da cidade. Sobretudo somos muito gratos ao bom Deus que foi o responsável pelo início do trabalho e o tem sustentado e abençoado nestes 50 anos”.

O SENTIDO DE ALDEIA – A evolução dos atendimentos ocorreu por demanda da sociedade de Toledo. A Instituição procurou ao longo dos anos ajustar os serviços prestados conforme as necessidades existentes. Wutzke pontua que em 1971 o início em Toledo foi como orfanato, mas um orfanato diferenciado, não com atendimentos em grandes abrigos coletivos, mas sim em casas, para as crianças órfãs pudessem viver no aconchego de um lar. Por isso, o nome Aldeia Infantil, foi construída uma aldeia com várias casas para junto com uma família social abrigar um número limitado de crianças.

Em 1977, diante da realidade local – a incidência de órfãos já não era considerável – mas, as mães ou famílias precisavam deixar os seus filhos aos cuidados da instituição para poderem trabalhar, foi criado um regime diferente de atendimento chamado de semi-internato. Paralelo a isso, foi elaborado um plano didático-pedagógico para atender as crianças com o serviço de educar e cuidar, sendo neste sentido a primeira entidade de Toledo a prestar tal atendimento, que anos depois passou a ser denominado de creche.

HISTÓRICO – Em 1986, com a preocupação de atender o público adolescente, surgiu a necessidade de realizar um programa específico de formação e ocupação para essa faixa etária. No ano de 2013, por demanda da comunidade e a necessidade de ampliar recursos financeiros para a manutenção dos trabalhos, foram abertas vagas na modalidade particular para alunos pagantes para atendimento na Educação Infantil.

Em 2018, por demanda dos pais que desejavam manter os filhos na Escola após a Educação Infantil, obteve-se a autorização para a oferta do Ensino Fundamental (anos iniciais) por meio da Resolução 4275 de 13/09/2018, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

“Esse histórico contextualiza a mudança do nome, passando de Centro de Educação Infantil Betesda para Escola Betesda – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em 2019 passou a atender também nesta modalidade. Os atendimentos da Educação Infantil são em período integral e o Ensino Fundamental iniciou atendendo apenas no período matutino, no entanto era desejo dos pais que esta modalidade de ensino também tivesse a opção do período integral. Em 2021 atendendo a demanda acima citada, a Escola Betesda passou a oferecer atividades de contraturno no período vespertino para as famílias interessadas”, pontua o presidente.

CRESCIMENTO – No segundo semestre deste ano, apesar de todas as dificuldades e desafios resultantes da pandemia, a Escola Betesda planeja oferecer as atividades do Ensino Fundamental em um novo, amplo e moderno prédio. Os investimentos para construir e equipar a estrutura são resultados de parcerias estabelecidas com a Missão Evangélica Independente do Brasil (proprietária do imóvel) e a Allianz Mission do Brasil e da Alemanha.

Nos anos de 2022 a 2024 será criada uma turma a mais do Ensino Fundamental por ano até que se complete o ciclo dos anos iniciais. A parceria também prevê um aumento dos atendimentos da Política de Assistência Social, mais precisamente o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes.

“É com imensa alegria que celebramos os 50 anos de serviços prestados à comunidade de Toledo. É um privilégio e uma grande responsabilidade trabalhar na formação de seres humanos, em especial de crianças e adolescentes em condição peculiar de desenvolvimento. Temos a honra e a satisfação de ver milhares de pessoas que passaram pela instituição sendo pessoas do bem e que contribuem para uma sociedade melhor. Essa é uma recompensa que dinheiro nenhum do mundo pode pagar, mas Deus recompensa a todos que o servem. Por isso, podemos viver um sentimento de realização pelo que ocorreu no passado, ao mesmo tempo que olhamos para o futuro repletos de esperança na história que Deus continuará escrevendo através da Aldeia Infantil Betesda”, comemora.

Da Redação

TOLEDO