Justiça autoriza divulgação de pesquisa eleitoral do JO

Em decisão tomada nesta segunda-feira (9), no Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, no julgamento do RE 0600756-96.2020.6.16.0068, entendeu que não se justifica a proibição de divulgação do resultado da pesquisa eleitoral contratada pelo JORNAL DO OESTE junto à Excelência Pesquisa e Consultoria Ltda, que havia tentado ser impugnada por ação do candidato à Prefeitura de Toledo Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt.

No despacho, o relator Roberto Ribas Tavarnaro reforça que “o julgamento do recurso eleitoral não possui data definida, já que ainda está sendo processado em primeiro grau e diante da proximidade do pleito eleitoral na data de 15/11/2020, não haverá tempo hábil para a divulgação da pesquisa. Portanto, diante da demonstração do provável êxito recursal, bem como o perigo de dano, concedo o efeito suspensivo ativo requerido, para deferir o pedido de divulgação da pesquisa eleitoral nº PR-02545/2020”.

A 75ª Zona Eleitoral de Toledo havia julgado procedente o pedido inicial, para o fim de determinar a suspensão em definitivo da divulgação da pesquisa eleitoral n.º PR-02545/2020, com o consequente cancelamento de seu registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral e, para confirmar a liminar que autorizou o acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados, seja de forma eletrônica/digital ou mediante acesso à sede da empresa responsável pela realização e divulgação de pesquisa eleitoral.

“A decisão da Justiça”, aponta o diretor-administrativo do JORNAL DO OESTE Armando Staudt Manfroi, “é uma prova da lisura com a qual temos tratado o processo eleitoral desde o início e nos motiva a seguir trabalhando para trazer a informação até os nossos leitores”, comenta. A dúvida levantada pelo candidato era em relação à aglutinação das faixas de entrevistados segundo seu grau de instrução.

 

DETALHES – O novo levantamento feito pelo Instituto Excelência Pesquisas mostra a polarização da campanha entre Beto Lunitti e o atual prefeito Lucio de Marchi em Toledo. Na reta final e de acordo com nova pesquisa espontânea os dois estão tecnicamente empatados. A pesquisa foi contratada pelo JORNAL DO OESTE, tendo sido registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o Nº PR-02545/2020, sendo realizada entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro. Foram ouvidas 810 pessoas. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 3,4% para mais ou para menos. O estatístico responsável pelo levantamento é Marcelo Hidemi Uemura (CRE 9.443-A).

No levantamento feito pelo Instituto Excelência Pesquisas, Beto Lunitti aparecia com 20,1% das intenções de voto na pesquisa espontânea; Lucio de Marchi somava 17,8. Em terceiro estava Tita Furlan com 9,3%; Simone Sponholz tinha 4,4% das intenções de voto; Corazza 1,9%; Jaqueline Machado somava 1% e Cláudia Malmann 0,4%. Votos brancos ou nulos somaram 3,5%. Já o número de eleitores que não sabe ou não respondeu ficou em 41,7%.

 

Pesquisa divulgada na edição do dia 05 de novembro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *