La Salle Toledo promove Teatro Solidário

39

Os jovens pretendem alinhar a arte à solidariedade

A arte é sensível, criativa e restauradora! Com este propósito, os alunos do 9º ano do Colégio La Salle, integrantes da Pastoral da Juventude Lassalista, promovem a partir de maio o Teatro Solidário. O objetivo é sensibilizar a comunidade à solidariedade.

Trabalhar com arte faz parte da proposta do Colégio. Desenvolver a sensibilidade, a criatividade, o pensamento crítico, compreender melhor o outro e a colaborar para um mundo melhor.

A Organização Brasil Sem Fome afirma que a Pandemia agravou ainda mais a miséria no país. Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem em situação de pobreza extrema, com renda mensal de R$ 157, essa informação é baseada nos indicadores do IBGE e da Fundação Getúlio Vargas – FGV. “Não podemos ficar indiferentes diante de uma realidade tão dura para tantos irmãos. Nosso objetivo é estimular o engajamento dos nossos alunos à solidariedade, pois a empatia é uma habilidade socioemocional, fundamental para vivermos em comunidade”, afirma o Coordenador da Pastoral, Ir. Taylon de Amorim Torres.

O Teatro Solidário terá um formato adaptado à realidade sanitária do momento. “Temos as equipes de roteirização, figurino, interpretação e edição, uma vez que, o Teatro será exibido on-line para todos os alunos do Colégio La Salle”, explica a auxiliar da Pastoral, Flávia Caroline Moraes.

Os espetáculos terão exibição mensal e os alunos receberão um link para acesso à peça e também serão estimulados a doarem um quilo de alimento não perecível. “Reunimos dentro da dramaturgia diversas expressões artísticas, terá canto, dança, poesia e interpretação de alta performance.

Queremos que toda a expressão artística esteja à disposição da solidariedade. Será um grande aprendizado para todos”, avalia Flávia.

A primeira peça teatral será exibida no dia 14 de maio e, os alimentos arrecadados serão doados às entidades, que prestam relevantes serviços às populações em situação de risco social, entre elas, a Embaixada Solidária.

Da Assessoria