Lafront/Unioeste lança aplicativo Rede Agroecológica

6

Um aplicativo pretende criar uma rede de produtores agroecológicos e orgânicos. O “Rede Agroecológica”, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão “Fronteiras, Estado e Relações Sociais” (Lafront) vai facilitar a troca de produtos e informações, além da compra direta por consumidores, permitindo aos usuários encontrar o produtor da mercadoria desejada de uma maneira mais facilitada através de buscas mais direcionadas.

De acordo com o professor da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), campus Toledo e coordenador do Lafront, Eric Gustavo Cardin, o aplicativo possui três funções: permitir ao utilizador pesquisar o produto desejado, encontrar o produtor e definir a rota até o local onde a mercadoria é disponibilizada; apresentar um mural para troca de informações sobre produção agroecológico e sobre as mercadorias ofertadas; apresentar uma biblioteca virtual com textos de apoio aos produtores e demais interessados na temática.

“A sua origem está vinculada as necessidades dos produtores e produtoras observadas durante a realização de pesquisas de campo dos pesquisadores vinculados ao Lafront/Unioeste”, comenta o coordenador.

NECESSIDADES – Cardin explica que entre as lacunas apontadas nas entrevistas das pesquisas de campo, destacam a pouca força de trabalho especializada na produção de orgânico, a baixa produção de tecnologia destinada ao setor agroecológico e orgânico, a necessidade de ampliação do mercado de consumo, das redes de comércio e a ampliação das redes de produtores além da criação de meios para divulgação dos produtos.

“De certa forma, o aplicativo visa amenizar alguns destes problemas facilitando a comunicação entre produtores e consumidores. Neste sentido, é preciso deixar registrado que ele pode ser baixado e usado por qualquer pessoa de forma gratuita”, cita ao complementar que o aplicativo já está disponível para Android e o objetivo é que nos próximos dias esteja pronta a versão para IOS. “O lançamento será no dia 30 de agosto, às 16 horas através de uma reunião virtual pelo Zoom”.

ESTUDO – O Lafront corresponde ao Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão do Grupo “Fronteiras, Estado e Relações sociais”, sediado na Unioeste, campus Toledo. Entre os seus objetivos encontra-se a avaliação de políticas públicas, o oferecimento de assessoria para organizações da sociedade civil, a elaboração e execução de projetos de pesquisa, intervenção e inovação social, a organização, a publicação e a divulgação dos resultados de pesquisas científicas.

O grupo concebe as fronteiras como uma categoria analítica cujos conteúdos remetem para os sentidos de regiões de encontros e conflitos entre diferentes perspectivas civilizatórias (onde se guardam possibilidades societárias, econômicas e políticas múltiplas). Assim, combina os sentidos de uma história política entre Estados Nacionais, com as percepções regionais, relacionadas com as representações, as experiências vividas e as interações entre as habitantes das regiões fronteiriças. Mais informações no site www.gpfronteras.com.

Da Redação

TOLEDO