Live sobre a Campanha Legal do Imposto de Renda acontece nesta quinta-feira

O ‘Pacto pela Criança: campanha Legal do Imposto de Renda’ é tema de uma live nesta quinta-feira (5), a partir das 19 horas, nas mídias sociais (Facebook, Instagram e YouTube) da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

A presidente do Conselho Municipal dos Diretores da Criança e do Adolescente (CMDA) e coordenadora da Campanha do Imposto de Renda, Ivone Laguna, explica que a live é uma das estratégias do Conselho para divulgar a Campanha Legal.

“Ela consta no Estatuto da Criança e do Adolescente, conforme a Lei 8.069. Com o montante arrecadado na Campanha, as entidades participantes efetuam o pagamento de recurso humano, investem em reformas, realizam melhorias nos espaços e adquirem equipamentos de acordo com a necessidade de cada uma”, declara a coordenadora ao mencionar que os investimentos estão relacionados diretamente ao atendimento da criança e do adolescente.

 

ARRECADAÇÃO – Em 2020, a expectativa para a arrecadação na Campanha Legal é boa, porque as declarações são obrigatórias para cada contribuinte. Ivone salienta que ao considerar que o município de Toledo tem capacidade para destinar mais de R$ 3 milhões para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA), a organização lançou, novamente, a meta de R$ 1 milhão. “Nós esperamos conseguir com bastante entusiasmo”.

Ela pondera que as declarações são obrigatórias para cada contribuinte. “A cada ano, nós avançamos nas arrecadações dos recursos e eles são destinados para os atendimentos prioritários das crianças e dos adolescentes. Para atingirmos, um valor mais expressivo precisamos da parceria de mais escritórios de contabilidade”.

Para destinar parte do imposto de renda às entidades, empresas optantes pelo lucro real podem destinar até 1% e pessoas físicas que fazem declaração pelo modo completo podem destinar até 6%. “Há 18 anos realizamos a Campanha e até o momento não tivemos problemas com as destinações”, salienta Ivone.

 

PROGRAMAÇÃO – Nesta quinta-feira, participam da live parceiros e realizadores da Campanha. A coordenadora revela que o diálogo será mantido para esclarecer para as pessoas de como destinar o imposto de renda devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em média, 1,5 mil crianças e adolescentes são atendidas pelas entidades não-governamentais que atuam através da Política de Assistência Social do município.

Na live, informações sobre a linha de crédito que as cooperativas (Sicoob, Sicredi e Uniprime) emitem gratuitamente para os contribuintes fazerem a destinação até o dia 12 de dezembro.

Participam da programação o juiz da Vara da Infância e Juventude Rodrigo Rodrigues Dias; presidente do Sicoob Meridional Solange Pinzon de Carvalho Martins; representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) Ires Scuzziato; presidente do Sincoeste Leandro Ramos; presidente da Acit Claudenir Machado e a Ivone. “Agradeço a Acit por disponibilizar o espaço e a todos os parceiros e realizadores da Campanha e todas as pessoas envolvidas no atendimento das crianças e adolescentes de Toledo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *