Lojistas esperam resultados de vendas melhores ao ano passado, aponta pesquisa

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) realizou, uma pesquisa on-line com os lojistas sobre expectativas e estratégias de vendas para o final do ano e se existe a expectativa de contratação temporária em 2020.

O diretor Institucional da Acit Diego Bonaldo explica que a busca pelos dados, deu-se pela necessidade de compreender a dinâmica do comércio local obtendo-se, portanto, um melhor entendimento da realidade econômica de Toledo.

Ticket médio nas vendas de Natal, forma de pagamento mais utilizada, período de início das contratações, requisitos e características comportamentais necessárias, pré-requisitos para contratação e possibilidade de efetivação de temporários são fatores averiguados e analisados na pesquisa pela entidade.

A Acit realizou a coleta de dados no período de 27 de outubro a 8 de novembro. Bonaldo comenta que a abordagem dos lojistas se deu de forma eletrônica, resultando em uma amostra espontânea de 203 respondentes de diferentes segmentos do comércio varejista.

RESULTADOS – Quanto às vendas para o final deste ano, a pesquisa aponta que 52% dos lojistas esperam resultados melhores que do último ano. “Os lojistas esperam uma data comemorativa positiva e com receita maior que a do ano passado. No entanto, tem certo receio de uma intenção de compra mais retraída e cautelosa, considerando o cenário atual da pandemia”, salienta o diretor.

Ele enfatiza que os números são reflexos também de uma enorme capacidade de adaptação de empresas e de consumidores. Outro ponto importante é o grau de exigência do empresário para realizar a contratação da mão de obra, ainda que inicialmente temporária. “Entre os atributos necessários para quem deseja ingressar no mercado de trabalho estão: comportamento proativo, disponibilidade de horário e experiência na função”, revela Bonaldo.

AVALIAÇÃO – Os dados foram analisados pelo Departamento Institucional da Acit que se encarrega de gerar uma análise econômica dos dados para melhor compreensão das variáveis.

O diretor do Departamento salienta que, inicialmente, precisava entender a realidade do segmento para, posteriormente, dar foco as ações de fomento, incentivo às vendas e capacitação dos colaboradores. “Algumas ações já estão em andamento, como o Acit Shop, um marketplace desenvolvido pela Acit, voltado às micro e pequenas empresas associadas, afinal vender pela internet é essencial neste momento de transformação do mercado”.

Uma ação da Associação é a realização de uma palestra com foco em vendas. Ela aconteceu, na quinta-feira (19), para capacitar ainda mais os vendedores, além da Campanha de Prêmios e as ações institucionais do Natal Encantado de Toledo. “É um conjunto de esforços no sentido de auxiliar e fomentar as vendas do comércio local”, destaca Bonaldo.

EXPECTATIVAS – Conforme o diretor, a palavra-chave para este momento é recuperação. “Através desta pesquisa, nós conseguimos avaliar as expectativas dos comerciantes locais e enxergamos o início da recuperação do comércio após os impactos da pandemia”.

Bonaldo menciona que o comércio apresentou uma queda abrupta nas vendas no início da pandemia, porém que vêm se recuperando. “Na prática, observamos uma recuperação gradativa para chegarmos a este momento de ‘otimismo moderado’”. Os comerciantes tiveram de se reinventar e fazer uma série de adaptações para sobreviver à crise gerada pela pandemia da Covid-19, com reinvenções dos negócios, mudança no modo de se comunicar e a criação de nova formas de vender e entregar os produtos. “Esperamos que a expectativa de vendas se concretize e que de fato as vendas de final de ano sejam muito positivas”, finaliza o diretor Institucional da Acit Diego Bonaldo.

Da redação