Mais agilidade no atendimento: Consamu terá duas novas bases

0 26

Os municípios de Ouro Verde do Oeste e Boa Vista da Aparecida irão receber bases do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste/PR (Consamu). A implantação dos atendimentos nesses municípios visa atender a demanda – especial no tempo de espera. A implementação de novas estruturas reforça o comprometimento em promover saúde.

A decisão foi tomada durante a assembleia geral extraordinária. Os prefeitos da área de abrangência do Consórcio deliberaram por unanimidade a liberação para as novas bases. O encontro foi conduzido pelo prefeito de Palotina e presidente do Consamu, Luiz Ernesto de Giacometti.

Para o diretor-geral do Consamu, João Gabriel Avanci, as demandas foram discutidas em caráter de urgência. “Entre as demandas pendentes estavam as implantações dessas novas bases. As duas bases visam garantir que o atendimento esteja dentro do tempo, pois o tempo de espera é alargado por estes municípios estarem quase meia hora das bases próximas”, cita ao exemplificar que Ouro Verde do Oeste tem crescido, as demandas eram diferentes da época que o Consamu foi implementado.

Em Boa Vista da Aparecida, segundo Avanci, é mais antiga. “Sabemos que o município é destino de descanso de parte da população do Oeste, para que o atendimento não seja saturado, diante das condições das estradas que recorrentemente estão em noticiários”, pontua ao mencionar que com a base será possível garantir mais qualidade nos atendimentos, ou seja, mais agilidade.

ESTUDO PARA BASE NÁUTICA – Uma novidade em relação a Boa Vista da Aparecida é o objetivo de implantar uma base náutica. O diretor-geral acrescenta que com esse tipo de base o atendimentos na região de lago da Costa Oeste podem ser mais rápidos, pois dependendo do ponto, como por exemplo, um acidente de barco, até para o helicóptero ter acesso fica mais difícil. Avanci explica que a medida está sendo pleiteada junto ao Ministério da Saúde.

OURO VERDE – O prefeito de Ouro Verde do Oeste, Lucian Aluisio Dierings, relata que no ano passado a Secretaria Municipal de Saúde fez um levantamento dos atendimentos do Samu. “Esse estudo nos surpreendeu, pois contavam que em média mais de um atendimento, por dia, é realizado em nosso município”.

Entre as justificativas para os dados, o prefeito cita que o município tem crescido em loteamentos e, com isso, passa a contar com mais moradores. A realidade em relação ao período de implantação do Consamu é diferente da atualidade vivida no município.

“Temos a preocupação em construir melhores estruturas para atender aos moradores, inclusive na área da saúde. Como o levantamento foi uma surpresa, em pouco tempo de mandato já conseguimos vislumbrar a necessidade dessa base”, destaca o prefeito.

Com os dados, o Município seguiu a tramitação e solicitou ao Consamu que realizasse uma análise minuciosa em relação a uma possível instalação da base. Essa avalição foi feita e constatou que realmente precisa ter uma base, visto que os atendimentos aos moradores saem das bases de Toledo, Santa Helena e São José das Palmeiras.

“A importância da velocidade nos atendimentos é fundamental. Quanto vale uma vida? Quanto tempo precisamos? Se temos condições porque não correr atrás disso? Sabemos da importância do Consórcio e sabemos que com a base avançamos no quesito de saúde”, salienta o prefeito ao concluir que no momento o município realiza os estudos em relação a localização e estrutural para que a base seja um anseio concretizado.

Da Redação

Deixe um comentário