Mais de um milhão de M² de grama são cortados mensalmente em Toledo

Manter bonitos os parques, praças, canteiros de avenidas e demais espaços públicos requer atenção especial da administração municipal. Somente no mês de fevereiro, entre corte de grama e roçadas à Prefeitura de Toledo atendeu aproximadamente 200 locais e investiu R$ 111.265,22. Mais de 50 pessoas, das empresas licitadas para estes serviços, realizam o corte de grama e a roçada de terrenos em aproximadamente 1 milhão de metros quadrados todos os meses.

“É um volume grande de trabalho que envolve diversos trabalhadores das empresas que prestam este serviços para nós”, disse o diretor de Serviços Públicos, Altevir Neves, lembrando que existem pequenas variações mês a mês.

Só para fazer um comparativo, a área cortada e roçada mensalmente corresponde à metragem de 176 campos do tamanho do Estádio Municipal 14 de Dezembro em Toledo. A diferença é que os serviços são executados tanto em grandes, quanto em pequenas áreas, ou seja, é necessário envolver equipes mais numerosas em função de detalhes da estrutura, da topografia de cada terreno e das condições climáticas. 

Altevir cita como exemplo os meses de janeiro e fevereiro. “No primeiro mês do ano nós tivemos muitos dias chuvosos, já em fevereiro, apesar de mais curto, trabalhamos quase todos os dias”, explicou.

Hoje a prefeitura possui nove contratos para a prestação deste tipo de serviço. Só para a roçada de terrenos baldios da prefeitura. Os contratos abrangem o corte de grama e roçada desde pequenas vias, unidades de saúde, escolas, até as grandes praças. O Parque do Povo, por exemplo, possui uma área de 126 mil metros quadrados e depende do empenho destas equipes.

Da Prefeitura de Toledo-PR