Manifestações na Independência movimentam Toledo

45

Milhares de pessoas foram ao Parque Ecológico Diva Paim Barth nesta terça-feira (7), feriado do Dia da Independência. A maioria em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, a exemplo do que aconteceu em várias cidades país afora. Os protestos acontecem em meio a embates do presidente com o Supremo Tribunal Federal (STF), e em um contexto de queda na popularidade e nas avaliações sobre a administração Bolsonaro – e de uma acentuada crise econômica.

Os apoiadores do presidente intensificaram os chamados para os atos após a rejeição da PEC do voto impresso – uma demanda dos bolsonaristas. Além disso, faixas contra os ministros do Supremo Tribunal Federal foram espalhadas em torno do lago municipal em Toledo, algumas delas endereçadas aos deputados federais de quem se exigia mais respeito com a nação.

Após a concentração nas proximidades da sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, foi realizada uma oração e em seguida executado o Hino Nacional Brasileiro. Logo em seguida as pessoas seguiram em carreata em direção à Avenida Parigot de Souza. Não houve registros de confusão e a Polícia Militar acompanhou o movimento, porém não precisou intervir.

O ex-deputado federal Dilceu Sperafico ressaltou o momento democrático na “data mais importante para todos nós brasileiros”. Segundo ele, todos queremos liberdade e independência

Hoje estamos vivendo momentos turbulentos e esse movimento é um despertar da população para que o nosso país se mantenha livre. “Estamos aqui não protestando, mas nos manifestando para que o Brasil continue assim e que a Justiça seja feita para toda e qualquer pessoa”.

Para o vereador Oséias dos Santos, o momento foi de “exaltar a democracia e a liberdade”, dois pilares importantes na formação de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Na visão do empresário Ivo Grizza, o movimento em torno do Parque Ecológico foi “uma festa de brasilidade e de patriotismo, onde o povo de Toledo foi às ruas demonstrar seu desejo de que o país cresça com Ordem e Progresso”. Para Grizza esta foi uma demonstração “de um patriotismo nunca visto antes em Toledo e de uma maneira ordeira”, disse ele.