Menino Deus: 50 anos de fé e trabalhos com a comunidade

116

No dia 6 de maio de 1971, o bispo diocesano da época, dom Armando Círio, expediu o  decreto de criação de uma nova Paróquia no bairro Jardim Porto Alegre. O ato marcou o início da uma importantíssima comunidade de fé: a Paróquia Menino Deus.

A Paróquia Menino Deus, com a matriz situada no bairro Jardim Porto Alegre, foi desmembrada da Paróquia Cristo Rei (Catedral) e da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Assis Chateaubriand. Os primeiros moradores do bairro são famílias vindas de Alto Alegre, distrito do município de Espumoso, no estado do Rio Grande do Sul.

A 1ª missa celebrada no bairro aconteceu em 1969, sobre um caminhão exatamente onde hoje está construído o Colégio Santos Dumont. O celebrante foi o padre Santo Pelizzer, hoje com 92 anos. Esta área pertencia à Mitra Diocesana, permutada posteriormente pela quadra onde atualmente se encontram as instalações do centro catequético.

O decreto de criação da paróquia deu-se em 6 de maio de 1971, pelo bispo dom Armando Círio (1960-1978). O que motivou o bispo foi o fato de ter se impressionado em 1969, ao passar pelo bairro à noite, e ter visto tanta gente reunida numa casa rezando o terço, seguindo a capelinha de Nossa Senhora, um serviço realizado pelas Zeladoras de Capelinhas.

FRANCISCANOS MISSIONÁRIOS – Em março de 1974, os padres freis franciscanos missionários assumiram a paróquia. Foi nomeado pároco padre frei Alceu Richetti e assumiu como vigário cooperador padre frei Edmundo Costella, (ambos em memória). Com eles veio também padre frei Irineu Costella (em memória) com a missão de iniciar o seminário menor dos frades, atual Seminário Nossa Senhora de Fátima. Em maio de 1974 iniciaram-se as obras da construção da casa paroquial e o seminário com capacidade para 30 seminaristas.

A primeira igreja matriz começou a ser construída em setembro de 1976. Em 15 meses a obra foi concluída, num custo total de “um milhão e quinhentos e noventa mil cruzeiros”. Foi inaugurada no dia 27 de dezembro de 1977, com missa presidida por dom Armando Círio. A parte do salão que servia de igreja passou a integrar o salão de festas.

No dia 1º de abril de 1978 chegaram as Irmãs Terciárias Franciscanas da Beata Angelina. Vieram as irmãs Pierina Vagnoni e Geovanna Vagnoni, naturais da Itália, que residiam na comunidade de Vila Maria, em Curitiba. Desde sua vinda, a presença das irmãs franciscanas é marcante na comunidade paroquial, pois cooperam na ação evangelizadora desde o princípio até hoje.

O que caracterizou pastoralmente a comunidade paroquial nos seus primeiros 11 anos foi a dimensão sacramental e litúrgica com corais musicais fortes também nas comunidades do interior, um bom trabalho de catequese e uma boa organização do Apostolado da Oração e Zeladoras de Capelinhas nas comunidades, além da presença e forte atuação de Pastoral da Juventude nas comunidades, com destaque ao grupo de jovens JUJA, da matriz. Em outubro de 1995 foi nomeado e empossado pároco nesta paróquia o padre Hélio José Bamberg.

FESTA DA BENÇÃO – Um dos momentos fortes da caminhada paroquial é a Festa do Menino Deus e da Criança – Festa da Bênção. Ela busca desenvolver a devoção ao Menino Deus e tem tema e lema escolhidos pelas lideranças para cada edição.

No território da Paróquia Menino Deus são atendidas as pessoas que moram nos bairros Jardim Porto Alegre, Jardim Concórdia, Jardim Independência, São Pelegrino, Jardim Carelli, Parque Verde, Jardim Bandeirantes, BNH Alta Floresta, Dullius e Jardim Gisela e comunidades do interior, como São Roque do Lopeí (Cascavel), Vista Alegre, Bom Princípio do Oeste, Gramado, Sol Nascente, São Luiz do Oeste, São Roque da Memória (Tupãssi).

OBRA DIVINA

Foto: Janaí Vieira

A igreja da Paróquia Menino Deus é ponto de turismo religioso. Foram 14 anos de investimentos, preocupações e expectativas. Em maio de 2017 aconteceu a missa de dedicação do local. Nem um pedacinho foi esquecido ou deixou de receber o acabamento necessário. Basta olhar para as paredes, teto, vitrais para enxergar a grandiosidade da obra física que visa expressar a misericórdia e amor divino. Quem entra na Igreja fica encantando com cada detalhe e sente o convite de estar na presença divina.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria