Morre o cardeal Geraldo Agnelo, que foi bispo de Toledo e Primaz do Brasil

0 150

Morreu na madrugada deste sábado (26), em Londrina, Norte do Estado, o cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, 89 anos, que foi bispo de Toledo, arcebispo de Londrina e arcebispo de Salvador, além de arcebispo primaz do Brasil. Dom Geraldo Majella teve papel fundamental na criação da Facitol, atual Unioeste.

Segundo informações, o cardeal não estava bem de saúde desde o fim do ano passado, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele se encontrava em internamento domiciliar e teve uma piora nos últimos dias, vindo a falecer nesta madrugada.

O arcebispo emérito de Salvador foi o segundo bispo da Diocese de Toledo. Nascido em Juiz de Fora (MG), em 19 de outubro de 1933, dom Geraldo Majella tomou posse na Diocese de Toledo aos 44 anos, em 10 de setembro de 1978.

Em 4 de outubro de 1982, foi eleito arcebispo de Londrina. Em 31 de janeiro de 1983, tomou posse na Arquidiocese de Londrina. Em 16 de setembro de 1991 foi designado Secretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, na Cúria Romana.

Em 13 de janeiro de 1999, foi transferido para a Sé de São Salvador da Bahia e torna-se Primaz do Brasil.

A Diocese de Toledo, por meio de seu bispo diocesano, dom João Carlos Seneme e todo o clero, manifestou pesar pelo falecimento de dom Geraldo, que inaugurou o Seminário Maria Mãe da Igreja e foi teve grande empenho com a sociedade para a criação da Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto, que mais tarde se tornou a Unioeste.

A Prefeitura de Toledo deve decretar luto oficial pela morte do religioso.

Deixe um comentário