Motoristas devem obedecer limite de velocidade nas estradas do interior

90

Transitar pelas estradas do interior é poder curtir a natureza de perto. Longe das rodovias movimentadas e carregadas de carros e caminhões pesados, os ciclistas aproveitam as estradas rurais para a prática da atividade física em um trecho mais tranquilo e repleto de belezas.

De asfalto ou terra, transitar por essas estradas também requer cuidados e atenção dos ciclistas e dos demais condutores. Mesmo para atividades de lazer é preciso lembrar que o tráfego de bicicletas deve seguir algumas regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O CTB estabelece, no artigo 58, que as bicicletas devem seguir sempre no mesmo sentido da via e nunca pela contramão. Já o artigo 105 lista os equipamentos obrigatórios que devem ser instalados como a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral e espelho retrovisor do lado esquerdo. Além disso no artigo 201 os veículos devem manter um distância de 1,5 metro ao passar ou ultrapassar uma bicicleta.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também estabelece a velocidade máxima nas vias rurais. Nas rodovias: automóveis e camionetas – 110 km/h; ônibus e micro-ônibus – 90 km/h; demais veículos – 80 km/h. Nas estradas: todos os veículos – 60 km/h.

LIMITES – Mesmo com essas determinações, nas estradas do interior de Toledo ainda há relatos de veículos que abusam do limites de velocidade. Condutores de carros, caminhonetes e motocicletas percorrem as vias rurais além do limite permitido colocando suas vidas e de outras pessoas em perigo, como os ciclistas.

A responsável pela área de Esportes na Natureza da Secretaria Sandra Schossler conta que estuda com os grupos de ciclismo um projeto para colocar placas educativas e de trânsito nas estradas rurais. “Apesar que neste período de inverno diminui o fluxo de ciclista nas estradas, geralmente são grupos menores, há relatos de motoristas transitando com muita velocidade no interior. É preciso uma conscientização”.

Sandra lembra que os ciclistas já realizaram uma ação educativa com motoristas de caminhão no início de junho em duas localidades do interior: São Luiz do Oeste e Novo Sobradinho. “Foi um trabalho de conscientização com os motoristas que passaram pelos dois locais e teve um bom resultado. Despertou um senso de mais cuidado com o ciclista e demais condutores. Quem participou certamente passou a dirigir com mais atenção, mas ainda tem muito trabalho a ser feito”, pontua ao complementar que os ciclistas vão repetir a ação em setembro.

FISCALIZAÇÃO – O secretário de Segurança e Trânsito Arthur Rodrigues de Almeida explica que a equipe da Guarda Municipal realiza fiscalização e orientação nas estradas do interior em situações pontuais como os passeios ciclísticos e provas realizados com os grupos.

“Somos solicitados e acompanhamos esses eventos, no entanto não é possível fazer ações pontuais e específicas em determinados locais. Temos muitos quilômetros de estradas rurais e uma equipe limitada para atender também outras demandas dentro da cidade”.

Porém, Almeida esclarece que a Secretaria está empenhada no trabalho de sinalização nas estradas rurais, com placas indicando a velocidade máxima permitida e a presença de ciclistas, proximidade com escolas, entre outros.

“Não é possível colocar lombada eletrônica, o investimento é muito alto de aproximadamente R$ 250 mil cada equipamento. Por isso, o condutor precisa ter consciência da sua responsabilidade no trânsito mesmo nas estradas rurais. Por outro lado o ciclista também precisa entender que ele deve tomar todos os cuidados como utilizar os equipamentos de segurança, sinalizar as suas manobras e evitar passeios noturnos”, conclui.

Da Redação

TOLEDO