Município busca recursos para novos equipamentos para o Aeroporto

7

O prefeito Beto Lunitti entregou, na manhã de quinta-feira (22), um ofício ao deputado federal Sérgio Souza solicitando equipamentos ao Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, visando melhorar a condição de pouso e decolagem no local.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Diego Bonaldo, o Aeroporto necessita de uma nova estação meteorológica e um Precision Approach Path Indicator (PAPI). O equipamento auxilia na aproximação de aeronaves, pois são luzes instaladas na cabeceira da pista para proporcionar mais segurança no pouso das aeronaves. A estimativa em investimento nos dois equipamentos é de R$ 1,5 milhão. “Nós precisamos desses recursos e o deputado poderá colaborar na intermediação com a Secretaria da Aviação Civil”, pontua o secretário.

Bonaldo complementa que a empresa Azul Linhas Aéreas pretende retornar com as operações em Toledo. Outras companhias também demonstraram interesse em atuar no município, porém uma das exigências e que esses equipamentos estejam atualizados. “Nós estamos conversando com as empresas. Eles (Azul) visitaram Toledo nesta semana e nos solicitaram se tínhamos uma previsão para as instalações desses equipamentos. Nós trabalhamos desde o começo da gestão para viabilizá-los, pois talvez tenhamos dificuldades para comprar com recursos do Município”, esclarece o secretário.

RETOMADA? – A Azul Linhas Aéreas suspendeu os voos comerciais no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho desde o dia 23 de março de 2020, por conta da pandemia da Covid-19. Além de Toledo, a Companhia paralisou, temporariamente, as operações em outras cidades brasileiras, as quais foram impactados com a decisão.

A assessoria da Azul comenta que a Companhia espera retomar, ainda neste ano, as operações em todas as cidades que contavam com voos da empresa. No entanto, em função da piora da pandemia da Covid-19, segue sem previsão de retorno em Toledo.

“Neste período de suspensão temporária dos voos, a Azul ressalta que solicitou adequações na infraestrutura do aeroporto que permitam a operacionalização de voos noturnos e/ou com visibilidade reduzida, mantendo a regularidade das operações na cidade paranaense”.

Da Redação

TOLEDO