Museu Histórico Willy Barth passará por reforma para preservar acervo

0 54

Depois do Centro Cultural Oscar Silva, espaço que abriga a Biblioteca Pública Municipal, outro empreendimento público vai receber obras de reforma será o Museu Histórico Willy Barth, prédio localizado na Vila Becker. O espaço oferece ao público visitante, exposições permanentes, temporárias e itinerantes. Possui acervo documental como jornais, revistas, mapas, setor de imagem e som, bem como acervo de entrevistas com pioneiros e personalidades.

Nos últimos anos, o prédio tem apresentado algumas avarias como as infiltrações e a queda de lajotas da fachada, o que coloca o acervo histórico do município em perigo. A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, comenta que já existe um projeto de reforma do local.

“No ano passado quando fiz a visita com a Secretaria do Planejamento, Habitação e Urbanismo foi iniciada a elaboração do projeto. Eles já finalizaram o projeto arquitetônico no último mês e agora o projeto está em fase de orçamento”.

Neste momento, o projeto de reforma do Museu Histórico Willy Barth está em fase de orçamento e, de acordo com a secretária da pasta, existe uma previsão do projeto ser licitado no final do mês de julho. “A estimativa é de uma obra de mais ou menos três meses de duração. Acreditamos que até o final do ano essa obra inicie”, complementa a secretária.

Rosselane enfatiza que a reforma é para preservar o acervo do Museu Histórico Willy Barth. Durante a execução da obra, os itens não serão transferidos para outro espaço, como ocorreu com o acervo da Biblioteca Pública Municipal. “Não vamos fazer mudança pois a obra não é estrutural”, esclarece.

HISTÓRIA – O Museu Histórico Willy Barth foi criado pela Lei Municipal nº 834 de 23 de Agosto de 1976 e nomeado no mês seguinte em homenagem ao pioneiro, colonizador e prefeito de Toledo, Willy Barth. O Museu foi instalado em sua sede própria em 1º de Outubro de 2015, na Rua Guarani, 3843, na Vila Becker. Seu acervo tem atraído diversos pesquisadores na elaboração de trabalhos escolares, monográficos, dissertações e teses, na divulgação da memória histórica.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

Deixe um comentário