Museu Histórico Willy Barth recebe exposição itinerante do ECOMUSEU da Itaipu

8

Todos os primeiros sábados de cada mês, o Museu Histórico Willy Barth abre suas portas ao público, das 13h30 às 17h30. Neste fim de semana, 5 de junho, a ação acontece e terá uma novidade. Além do horário especial os visitantes poderão apreciar a exposição ‘Panorama das Artes Visuais da Bacia do Paraná 3’ com obras de artes visuais do território da Bacia do Paraná 3 (BP3) num recorte especial contemplando apenas artistas de Toledo e Cascavel.

O Ecomuseu é feito no território de influência da Itaipu com as gentes, as histórias, as memórias, as culturas, os patrimônios, a natureza e tudo mais que dê significado à vida desta comunidade. A arte como força expressiva e criativa é parte constituinte deste cenário, e sempre esteve presente nas ações do museu. 

Durante os mais de 30 anos de existência, recebeu por diversas vezes mostras de artistas regionais. “Desta vez saímos de nossa casa e inauguramos no Museu Histórico Willy Barth um recorte desta exposição que traz obras de artistas oriundos de Toledo e Cascavel e representam a diversidade e multiplicidade de linguagens dos artistas da região” explica a consultora de Cultura da BP3 Tatyane Ravedutti.

Ravedutti ainda esclarece que o objetivo principal da ação é publicizar e estimular novos talentos e reafirmar os já consolidados, solidificando dessa forma a identidade cultural da região. “O Ecomuseu de Itaipu como foi idealizado deve atuar como um organismo suscetível e predisposto a participar do desenvolvimento e da organização cultural deste território, portanto desenvolver trabalhos como este, que vinculavam a região e a comunidade com elementos representativos de sua produção cultural faz parte de seu cerne. Por isso é com muita satisfação que apresentamos o resultado deste trabalho, e convidamos a todos para conhecer e reconhecer parte da produção artística visual regional”, afirma.

A exposição, segundo Tatyane, inicia sua terceira etapa de circulação, resultado de uma pesquisa que mapeou artistas de artes visuais do território da BP3. Para Toledo, a Rede Regional de Cultura e Patrimônio do Oeste do Paraná apresenta obras das mais diversas técnicas e linguagens como desenho, pintura, escultura, gravura, cerâmica, fotografia, colagem, vídeo arte, arte digital, entre outras expressões. 

Serviço

Exposição Panorama das Artes Visuais da Bacia do Paraná 3

De 05 de junho a 28 de agosto de 2021

Entrada gratuita

Museu Histórico Willy Barth

Rua Guarani, 3843 – Vila Becker, Toledo – PR, 85902-532.

Horário de visitação: 

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Nos primeiros sábados do mês: das 13h30 às 17h30

Da Prefeitura de Toledo-PR